Automação logística: tendências e benefícios para sua empresa

6 minutos para ler

A tecnologia em automação logística já é uma realidade. Seja qual for o porte do negócio, todos são beneficiados de alguma maneira por ela, seja por meio de uma ferramenta simples, seja por uma mais complexa e sofisticada.

No entanto, o progresso chega rapidamente a esse setor e, se você não está atento às tendências, pode ficar estagnado. Quem deseja elevar a sua operação logística a um novo patamar não pode se contentar apenas em saber o que de inovador o mercado oferece. Investir é necessário.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Conheça agora mesmo as novidades que você deve adotar se deseja automatizar os processos e descubra os benefícios de cada uma delas. Acompanhe e saiba mais!

Diferentes tecnologias voltadas ao rastreamento

Não dá para falar em automação logística sem mencionar as tecnologias criadas para rastrear cargas. O uso de um software adequado permite que a sua empresa acompanhe o status do transporte em tempo real e sinalize possíveis ocorrências.

Entre os benefícios de adotar esses sistemas, podemos citar os processos de tomada de decisão que podem ocorrer de maneira ágil e facilitada, gerando economias e evitando problemas.

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para surpreender os clientes, melhorando o relacionamento e criando uma relação de confiança ao possibilitar o acompanhamento das cargas em tempo real. 

Outra vantagem é utilizar o rastreamento com objetivos que vão além da segurança, aumentando a produtividade. Como os centros urbanos estão cada vez mais congestionados, acompanhar a rota permite que o motorista fuja do trânsito e faça as entregas com mais rapidez.

Integração entre comércio virtual e transportadoras

O e-commerce não é mais uma novidade. O mercado de compras virtual já está mais do que consolidado no Brasil. No entanto, os compradores ainda encontram dificuldades relacionadas ao transporte dos produtos adquiridos.

Muitas entregas ainda são realizadas pelos Correios, serviço que vem deixado os consumidores cada vez mais insatisfeitos devido aos prazos estendidos e abuso no preço dos fretes.

Algumas empresas já adotam a entrega por meio de transportadoras e a tendência é que o desenvolvimento de sistemas e aplicativos que mantenham as lojas virtuais integradas às empresas de transporte facilitem esse relacionamento. Assim, aumentam a satisfação dos clientes em relação ao e-commerce e trazem novos parceiros para as transportadoras.

Automatização nos armazéns

Separação e conferência de cargas já são atividades automatizadas. No entanto, o alto custo dessa mudança ainda não permitiu a sua popularização. Isso não significa que a sua empresa deve deixar essa questão de lado. Muito pelo contrário, é necessário se programar para se adequar a essa realidade.

Os sistemas de coordenação de armazéns foram criados para auxiliar a gestão do estoque, otimizando o uso do espaço, de tempo e os custos exigidos para essa atividade. Os softwares também são capazes de colher dados e conferir informações, funcionando como uma ferramenta eficiente para empresas que funcionam como galpões logísticos.

Uso de aplicativos

A comunicação é fundamental no mundo dos negócios e não seria diferente no transporte de cargas. Embora já existam Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS), a atividade geralmente não envolve o motorista, fazendo com que a informação seja repassada aos clientes por meio da transportadora.

Isso pode mudar com o uso de aplicativos. Os sistemas mobile vieram para aprimorar a gestão das equipes externas, permitindo que os próprios motoristas atualizem o consumidor e a empresa sobre a localização dos produtos que estão sendo transportados.

Além disso, esses profissionais podem informar o contratante sobre o status da sua viagem, comunicar ocorrências e repassar demais dados que possam eventualmente ser solicitados pela empresa.

A automação logística trabalha com elementos da atualidade. Em tempos em que a comunicação rápida é valorizada, assegurar o fluxo de informações constante se apresenta como uma grande vantagem competitiva.

Controle dos processos

O fluxo de dados relacionados à logística é realmente grande. Isso torna praticamente impossível manter a qualidade e a eficiência das operações sem a ajuda de ferramentas tecnológicas para isso.

Controlar a rotina e acessar informações relevantes significa ter domínio sobre os processos envolvidos na gestão do estoque e do transporte. Quanto mais a empresa investe em tecnologia para o controle de processos, menor será a incidência de erros nas operações.

Portanto, sistemas voltados ao controle e monitoramento de cargas devem ser investimento obrigatório para os negócios que dependem da logística para ter bons resultados.

Caminhão inteligente

Além das conexões humanas por meio de softwares inteligentes e aplicativos, outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço é a conexão entre caminhões. Hoje, é possível que os gigantes da estrada se conectem entre si, com outros veículos e com a própria empresa.

Esse é mais um modo de manter uma comunicação constante e fluída, uma vez que possibilita a troca em tempo real de informações sobre a localização, status da encomenda e possíveis ocorrências.

Entrega com veículos elétricos

A sustentabilidade é um assunto que está em alta. Empresas amigas do meio ambiente garantem uma boa imagem no mercado, facilitando a captação e a fidelização de clientes.

Realizar entregas com veículos elétricos agrega questões relacionadas à responsabilidade ambiental com a redução de custos, já que os custos com o abastecimento de carros, vans e caminhões são altíssimos. Uma tendência que certamente veio para ficar!

Investimento em softwares de gestão de frotas

Ainda mencionando softwares e sistemas, não poderíamos encerrar este material sem mencionar os que são voltados à gestão de frotas, permitindo o controle operacional dos veículos.

Por meio deles, é possível avaliar o consumo de combustível e manter uma programação segura para que as manutenções preventivas sejam realizadas. Assim, diminuem os riscos de acidente, protegendo a empresa e os profissionais que atuam nas estradas.

As tendências em automação logística facilitam as operações das empresas, reduzindo custos e contribuindo para melhorias efetivas na gestão do transporte e do estoque. Além disso, têm impacto direto sobre o atendimento ao cliente, oferecendo um serviço de entrega de qualidade.

transporte de malotes em todo brasil

Nosso artigo foi útil para você? Está interessado em receber outras informações relevantes sobre logística? Então, não perca mais tempo: assine já a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo completo e exclusivo! Até breve.

Posts relacionados

Deixe uma resposta