Confira quais são os 4 benefícios do sistema WMS

4 minutos para ler

Toda gestão de estoques precisa trabalhar com foco em detalhes e qualquer discordância ou informação falha pode prejudicar ou arruinar o planejamento logístico da empresa. Hoje, graças ao avanço da tecnologia, há uma série de ferramentas e softwares que possibilitam processos muito mais práticos, eficientes e seguros, como é o caso do sistema WMS.

O Warehouse Management System é um sistema desenvolvido, exclusivamente, para a gestão de estoques, independentemente do segmento ou tamanho da empresa. Possibilita um controle de todo o supply chain, desde o recebimento da mercadoria até a sua distribuição.

Quer saber a importância de investir em um sistema WMS em sua empresa? Então, continue a leitura e tome nota das dicas! Vamos lá! 

Como funciona o sistema WMS?

O sistema WMS foi elaborado de forma a atender, controlar e monitorar cada etapa de uma cadeia de suprimentos. Geralmente, é parametrizável com o os sistemas de gestão geral, como o ERP. Ou seja, o WMS conta com módulos capazes de registrar a entrada de mercadoria no armazém, realizar a identificação, endereçar para a sessão correta, agilizar o picking e otimizar o check-out e a distribuição para a entrega.

Além disso, o sistema WMS pode ser primordial para a realização de inventários impecáveis e sem riscos de erros de contagem. Por fim, com o uso de códigos de barras e coletores de dados, o sistema WMS se torna ainda mais eficiente e ágil!

Que benefícios um sistema WMS traz ao negócio?

1. Redução de custos 

Um dos maiores benefícios do sistema WMS é permitir a redução de custos nas operações de armazenagens. Afinal, o software reduz os processos manuais, quase completamente.

Depois, ele possibilita parametrizar e criar critérios específicos nos métodos de estocagem. Por exemplo, estocar de acordo com especificidades do cliente ou do produto, como número de lote, data de validade, tipo de SKU, entre outros. Tudo isso evita erros, desvios e perdas desnecessárias!

2. Mais eficiência na gestão

A gestão de estoques requer um controle muito grande, em especial, às empresas que detêm uma variedade grande de produtos. Insistir em processos manuais ou em simples planilhas é estar fadado a atrasos, erros e custos inesperados.

O sistema WMS permite um controle muito mais apurado e dados mais certeiros sobre cadastro de itens, movimentação interna e distribuição deles. Ou seja, cada passo dado pelo produto dentro do armazém é registrado e monitorado pelo sistema WMS.

3. Agilidade no picking 

Dentro da gestão de estoques, talvez o picking seja a etapa mais importante para o atendimento ao cliente. Afinal, é a partir dele que se inicia o prazo de entrega, concorda? Fazer uma separação lenta, manual e com riscos de erros pode impactar, diretamente, a qualidade do atendimento da empresa.  

O sistema WMS, com a ajuda dos códigos de barras e dos coletores de dados, consegue disparar tarefas para o operador buscar o item certo na prateleira e separá-lo corretamente, obedecendo as especificidades com lote, validade etc.

4. Aumento de produtividade

Por fim, outro benefício do sistema WMS é o aumento considerável da produtividade. Ao automatizar todos os processos da armazenagem, a tendência é que as etapas sejam concluídas mais rápido e de forma mais certeira, gerando uma produção muito maior e com menos erros.

Além disso, o sistema WMS possibilita que as empresas aproveitem melhor seus espaços de armazenagem e aumentem a qualidade do material estocado. Isso ocorre porque o software promove mais organização e planejamento.

Em resumo, o sistema WMS é mais uma tendência do conceito de logística 4.0, o qual as empresas precisam acompanhar não somente para modernizar e automatizar seus processos, mas também como uma forma de diferenciação e estratégia de mercado. Portanto, invista na tecnologia, reinvente seus estoques e aumente a capacidade de sua gestão!

transporte de malotes em todo brasil

Gostou? Quer mais dicas sobre soluções logísticas que podem ser implementadas em sua empresa? Então, não deixe de seguir nosso Facebook e acompanhar as próximas postagens.

Posts relacionados

Deixe uma resposta