Não tenha dúvida! Veja as 5 dicas para contratar a transportadora ideal

6 minutos para ler

Quem trabalha com a área de logística, deve saber que o setor já deixou de ser meramente operacional há muito tempo. Cada vez mais, se torna essencial para as estratégias das empresas. No entanto, para se atingir um nível de excelência desejado, é imprescindível contar com o apoio e o suporte de parceiros eficientes.

Por isso mesmo, nosso post vai tratar, exclusivamente, de um assunto fundamental para a diferenciação e o destaque no mercado: afinal, como contratar uma transportadora capacitada?

Tendo em vista a grande oferta de serviços oferecidos no mercado, confira alguns fatores essenciais que podem ajudar a sua empresa a realizar a escolha certa e render resultados melhores. Vamos começar?

Afinal, qual a importância de escolher uma transportadora adequada? 

Como resumimos no início, a logística precisa ser algo estratégico e não meramente um setor que distribua produtos dentro de um prazo estipulado. É preciso agir além disso e quem ajuda a proporcionar essa possibilidade é, basicamente, a transportadora parceira.

Afinal, com clientes cada vez mais exigentes e um mercado altamente competitivo, os serviços prestados é que servirão como diferencial para o seu negócio, e não somente a qualidade do produto que você oferece.

Evidentemente que todas essas tendências, em especial as anunciadas pelas grandes marcas de varejo, requerem altos investimentos em tecnologia e pesquisas. Sem dúvidas, independentemente da complexidade da operação, toda empresa depende de um fator comum para ter sucesso nas entregas: uma boa transportadora parceira!

Então, como contratar uma transportadora eficiente?

Agora que você sabe qual a importância de se escolher uma transportadora que atenda às necessidades de sua operação e, principalmente, acompanhe as tendências do mercado, é hora de conhecer alguns fatores fundamentais na hora da contratação. Vamos conferir nossas 5 dicas? 

1. Analise o histórico da empresa

O primeiro passo para saber como contratar uma transportadora adequada é realizar uma análise mais profunda de seu histórico. Uma espécie de pente fino, mesmo!

Para isso, comece pelo próprio site da empresa, buscando informações sobre a história e a formação da transportadora, o tempo de experiência, quais clientes já atendeu ou atende, qual a especialização dos serviços etc.

Depois, avalie algumas políticas internas, como a responsabilidade em relação ao meio ambiente, à comunidade e aos próprios colaboradores e funcionários. Por fim, busque referências de clientes, fornecedores e outros profissionais do mercado, que já tenham alguma relação comercial com a empresa.

2. Conheça as tecnologias oferecidas pela transportadora

Em tempos de logística 4.0, contar com tecnologias de ponta e realmente eficientes, sem dúvidas, é um fator diferencial na hora de contratar uma nova transportadora. Hoje, terceirizar serviços do tipo rastreamento de carga, por exemplo, é muito mais estratégico do que a própria empresa fazer o investimento por conta própria.

Ou seja, é fundamental que a transportadora já conte que esse tipo de tecnologia e ofereça as principais funcionalidades ao contratante. Assim, permite que o mesmo possa monitorar suas entregas, aumentar a segurança de suas operações e, claro, garantir uma experiência diferenciada aos seus consumidores finais.

3. Saiba qual a cobertura que a transportadora oferece

É preciso levar em consideração que o Brasil é um país de extensão continental e que, em boa parte de seu território, ainda há barreiras, empecilhos e desafios para operações logísticas. Elas ocorrem por conta de falta de segurança ou de problemas de infraestrutura. 

Ter o apoio de uma transportadora que atenda à distribuição nacionalmente, sem dúvidas, faz toda a diferença e pode garantir melhores resultados às suas entregas. Para isso, confira a estrutura da empresa, como a localização de seus armazéns, CDs e parceiros em todo o Brasil, e garanta uma cobertura mais ampla e eficiente para suas operações.

4. Verifique a composição da frota

Outra dica de como contratar uma transportadora adequada é por meio de uma avaliação completa de sua frota. Ou seja, é importante que, antes de fechar qualquer acordo, seja possível realizar uma visita às dependências da prestadora e fazer uma análise mais completa de sua frota, sua oficina, equipes envolvidas, procedimentos etc.

Para ajudar, nós destacamos alguns pontos válidos que devem ser conferidos:

  • capacidade disponível dos veículos;
  • quais os modelos que a empresa detém;
  • como é realizada a manutenção dos carros;
  • quais os equipamentos utilizados pelos funcionários;
  • que tipo de tecnologia é aplicada nas entregas;
  • qual a capacitação dos colaboradores;
  • se há preocupação com a segurança das operações etc. 

Além disso, é importante consultar se a transportadora tem a capacidade de dedicar frotas exclusivas para a sua operação, ou seja, sem precisar compartilhar os veículos com outros clientes. Isso visa a melhorar suas entregas e também valorizar a relação e o comprometimento por parte da prestadora para com a sua empresa.

5. Busque sempre serviços especializados

transporte de malotes em todo brasil

Uma boa transportadora não se resume apenas a uma frota de qualidade. Afinal, é preciso também operar com inteligência e estratégia e isso se torna mais viável quando os serviços são especializados. Por exemplo, uma operação de entrega e coleta de malotes entre filiais requer uma rotina constante e com programações mais redondas, alinhadas.

Ao optar por uma transportadora inexperiente para esse tipo de atividade, é muito provável que haja gargalos, falhas e até atrasos dentro das operações realizadas. Por isso, a importância de se prezar por serviços especializados, uma estrutura adequada, mão de obra e tecnologia capacitada para atender a cada necessidade que a sua empresa demanda.

Essas são algumas das principais dicas de como contratar uma transportadora realmente eficiente e adequada para o seu tipo de operação. Vale ressaltar que a logística não deve ser vista apenas como uma questão operacional, mas principalmente estratégica.

Dessa forma, acertar na escolha da parceria perfeita pode proporcionar benefícios incalculáveis, como redução de custos, otimização das operações e mais produtividade. Claro, também uma melhor experiência e destaque no mercado de atuação.

Gostou do post e das dicas? Se a sua empresa está em busca de uma nova transportadora e precisa ter a garantia de todos esses fatores citados ao longo do texto, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e conheças os diferencias da IS Entregas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta