EDI na logística: entenda os benefícios para sua empresa

3 minutos para ler

Estamos vivendo na era da informação, em que o gerenciamento correto de um alto volume de dados é cada vez mais valorizado. O EDI na logística é um desses recursos tecnológicos indispensáveis para otimizar os processos relacionados ao transporte de mercadorias.

A otimização do intercâmbio de informações por meio de ferramentas digitais traz benefícios. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o funcionamento do Electronic Data Interchange (EDI), suas vantagens e a importância de escolher uma transportadora que ofereça essa tecnologia. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é o EDI e como ele funciona?

O EDI na logística vem sendo amplamente utilizado entre as transportadoras terrestres e náuticas. Um dos motivos é a simplicidade: os dados emitidos pelas embarcadoras são automaticamente encaminhados para a empresa responsável pelo transporte, sem exigir que as informações sejam novamente preenchidas.

A sigla EDI pode ser traduzida como intercâmbio eletrônico de dados, permitindo que as informações trocadas tenham origem e destino em diferentes sistemas. Ou seja, o arquivo pode ser importado por qualquer software, sem que os dados sejam perdidos ou alterados e de maneira totalmente eletrônica.

Quais as vantagens do EDI na logística?

Conheça 3 benefícios de utilizar o EDI nos transportes:

  1. aumento de produtividade: a agilidade nos processos de emissão de documentos permite que os colaboradores sejam direcionados para funções que exigem maior atenção, além de excluir as possibilidades de retrabalho;
  2. automação logística: como a inserção manual de dados é uma atividade repetitiva, ela pode ser automatizada, contribuindo para a redução de custos e a otimização do tempo;
  3. comunicação: a agilidade na troca de informações entre fornecedor e cliente permite reparar erros sem que se transformem em grandes prejuízos, além de contribuir para uma relação corporativa mais saudável, abrindo uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Por que escolher uma transportadora que trabalhe com essa tecnologia?

transporte de malotes em todo brasil

Quando você escolhe uma transportadora que utiliza recursos como o EDI e rastreamento de cargas, além de garantir as vantagens descritas no tópico anterior, reduz os custos administrativos relacionados a tempo e dinheiro. 

Mas o grande benefício que merece destaque é a redução da probabilidade de erros. O EDI permite que as empresas façam o seu planejamento logístico sem a necessidade grandes investimentos em infraestrutura.

Ele funciona como uma alternativa barata e segura para que o tráfego de dados possa ocorrer sem causar grandes prejuízos. Além disso, é possível reduzir os prazos de entrega aos clientes, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados.

O mercado é competitivo e uma boa estratégia na área de transportes pode ser o diferencial de que a sua empresa precisa para estar à frente da concorrência. O EDI na logística pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Avalie seus processos atuais e perceba como os benefícios do Electronic Data Interchange pode contribuir de maneira positiva.

Nosso texto foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos importantes como este.

Posts relacionados

Deixe uma resposta