Entenda a sazonalidade logística e melhore os processos em datas especiais

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É importante que as empresas levem em consideração a sazonalidade logística na hora de fazer seus planejamentos e metas anuais. Afinal, as variações de períodos impactam diretamente na capacidade de sua distribuição e na qualidade de seu atendimento.

Para garantir que o aumento de vendas de seu negócio em determinadas épocas do ano não se torne um problema para a qualidade de suas entregas, é fundamental se atentar a essa sazonalidade logística e se planejar com antecedência a fim de manter as operações de forma eficiente e produtiva. Quer saber como isso é possível? Então continue a leitura e confira as dicas que trouxemos. 

Por que se planejar para a sazonalidade logística? 

Datas especiais, como Dia das Mães, Natal, Black Friday, entre dezenas de outras, são essenciais para alavancar vendas em massa de qualquer negócio. No entanto, vender e não conseguir atender à demanda pode ser um verdadeiro tiro no pé e arruinar de vez sua imagem. Por esse motivo, a logística deve ser vista como parte da estratégia de vendas e contar com uma gestão inteligente que tenha a capacidade de atender a todos os pedidos possíveis. 

Quais os impactos da sazonalidade logística dentro de um negócio? 

Ao mesmo tempo que essas datas especiais geram uma explosão no número de vendas, elas demandam também muito mais do lado operacional da empresa, seja na produção, seja na distribuição. Portanto, essa cadeia de suprimento deve estar “redonda” e preparada antes mesmo de iniciarem os pedidos. Afinal, não dá para esperar chegar a data e tentar se organizar na hora da demanda.

Os principais impactos causados pela sazonalidade logística são o aumento de vendas e a sobrecarga das operações. São justamente esses dois pontos que precisam ser analisados em conjunto, pois qualquer falha nessa etapa da gestão pode acarretar atrasos, custos e, o pior de todos, o não atendimento do cliente. Já imaginou investir pesado na propaganda de seu produto e, em pleno Natal, alguém fica sem presente porque sua distribuição não foi eficiente? Isso pode arruinar qualquer campanha.

Como se preparar para a sazonalidade logística de seu negócio? 

Como foi mencionado, o aumento no volume de vendas em certos períodos demanda uma gestão organizada e eficaz para que todos os pedidos sejam atendidos a fim de não gerar problemas ao empreendimento. Confira algumas dicas que vão ajudar a elaborar um plano de sazonalidade logística efetivo:

Realize um planejamento de vendas 

Reforçamos a ideia de que a logística só será eficiente quando for vista como parte estratégica do negócio e não somente um fator operacional. Logo, realizar um planejamento de vendas anual é uma etapa imprescindível no momento de se preparar para uma sazonalidade logística. Portanto, estude o mercado, as oportunidades para o período em questão, a situação econômica do momento, compare com outros históricos, acompanhe a concorrência e realize metas compatíveis com a sua capacidade de atendimento. 

Crie planos de contingência 

É fundamental se preparar para aumentos de demanda além do que já foi planejado. Ter um plano de contingência na manga pode ser uma oportunidade para expandir suas entregas. Para isso, busque o apoio de fornecedores capacitados, mantenha a equipe preparada e tenha sempre à disposição equipamentos e sistemas capazes de suprir o crescimento obtido.

Aumente sua capacidade de atendimento 

A sazonalidade logística é a oportunidade perfeita para expandir suas vendas e, acredite, sem necessariamente investir fortunas em transportes. Hoje, a terceirização de entregas é uma solução estratégica e inteligente. Se você tem capacidade de produzir mais, não hesite em alçar novos mercados. Busque por parcerias que sejam capazes de atender outras regiões, conectando as unidades de seu negócio aos seus clientes de forma otimizada e inteligente.

Enfim, é possível tornar a sazonalidade logística uma oportunidade de crescimento em vez de uma sobrecarga operacional. O segredo está no planejamento, no reconhecimento de suas capacidades e nas soluções disponíveis no mercado. Invista em um trabalho de gestão eficiente e busque fornecedores capazes de atender às demandas de seus clientes sem dificuldades. 

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