O que é o estoque de segurança e por que é uma vantagem competitiva?

3 minutos para ler

Você já teve um produto em falta nas prateleiras? Foi surpreendido com uma demanda de compras maior que o habitual? Um fornecedor demorou a entregar os insumos que você utiliza como matéria-prima? Se você se identifica com algum desses problemas ou quer se prevenir dessas situações, precisamos conversar sobre a importância do estoque de segurança.

Fidelizar clientes não depende apenas de um bom atendimento: fornecer os produtos que ele deseja, na hora que ele quer, é um diferencial competitivo fundamental para estabelecer uma relação com esse consumidor. Dito isso, empresas que desejam manter a sua competitividade no mercado devem se preocupar em manter uma quantidade segura de peças armazenadas. Acompanhe nosso post e saiba mais sobre o assunto.

O que é o estoque de segurança?

Em síntese, o estoque de segurança tem como principal função suprir a falta de mercadorias perante demandas mais altas que o comum ou em caso de falhas na reposição. A ideia é que esses produtos sejam administrados em um esquema diferente do estoque tradicional, já que o objetivo é que sejam comercializados apenas em uma situação de emergência.

Quais os passos para realizar o estoque de segurança?

Separamos algumas dicas essenciais para realizar o estoque de segurança de maneira eficiente e sem ter prejuízos:

  1. fazer um estudo da demanda por meio do volume de vendas e fluxo de caixa, preferencialmente por dia;
  2. observar, analisar e avaliar o fluxo de entrega dos fornecedores;
  3. verificar a saída dos produtos para validar quais valem a pena ter no estoque de segurança;
  4. avaliar o custo para montar um estoque bem-estruturado, procurando o ponto de equilíbrio entre o custo e o benefício para manter a margem de segurança.

Por que é uma vantagem competitiva para a empresa?

Quando você opera com uma margem de segurança, aumenta as chances de ter sempre disponíveis os produtos que a clientela procura, o que é ótimo para a empresa. Uma vez que a concorrência não dá conta de suprir as demandas, você garante novos consumidores – além de conservar aqueles que já costumam comprar com você. Entretanto, essa não é a única vantagem do estoque de segurança. Também podemos destacar:

    • a redução de custos com armazenagem, pois o estudo realizado para compor o estoque de segurança ajuda a corrigir a quantidade de mercadorias que você mantém guardada;
    • ajuda a economizar, já que a previsão de demandas originada das etapas de planejamento do estoque de segurança permite que a empresa faça pedidos ao fornecedor com antecedência e negocie descontos;
    • mantém a qualidade dos serviços e contribui para manter a imagem da empresa positiva no mercado porque os clientes sabem que dificilmente vão ficar na mão ao escolherem a sua loja.

Comece a calcular agora mesmo as entradas e saídas dos produtos da sua empresa e estruture um estoque de segurança. A prática garante que você esteja sempre pronto para receber as demandas do mercado.

Conhece outros empreendedores ou alguém que tem problemas recorrentes com o estoque? Compartilhe as informações deste texto nas redes sociais e ajude essa pessoa a prestar um melhor atendimento.

transporte de malotes em todo brasil

Posts relacionados

Deixe uma resposta