4 ferramentas de logísticas para otimizar o seu processo

4 minutos para ler

Para que os processos funcionem como o planejado e que o produto comprado pelo cliente seja recebido sem problemas, sem avarias, atrasos ou extravios, a logística precisa estar constantemente no controle detalhado da operação.

Esse controle, independentemente do tamanho da empresa, é altamente complexo, visto que diversas variáveis influenciam essa atividade. Por esse motivo, a utilização de ferramentas de logística é algo essencial para que os processos atendam às expectativas dos clientes externos e internos.

Quer saber mais quais as ferramentas que podem ajudar sua empresa no controle da operação logística? Então, continue a leitura!

1. Transportation Management System (TMS)

A entrega é o ponto que definirá a relação com o cliente como satisfatória ou insatisfatória, portanto controlar e acompanhar cada operação logística é fundamental para que a empresa se mostre responsável e de confiança para os clientes.

Felizmente, a tecnologia oferece ferramentas de logística para ajudar com esse processo, sendo a principal delas o TMS (Transportation Management System), que tem como objetivo a integração e automação de informações sobre o processo de distribuição de uma mercadoria.

Essa ferramenta monitora as entregas, rastreando seu status frequentemente, mensurando custos e os demais dados necessários para uma gestão de transporte completa. Além disso, apresenta os seguintes recursos:

  • simulação de diversos cenários de rotas;
  • agendamento de entregas;
  • rastreamento de cargas em tempo real;
  • cálculo de fretes;
  • auditoria dos fretes prestados;
  • relatórios de controles gerenciais.

2. Warehouse Management System (WMS)

Com a mesma complexidade que o setor de transportes, o controle de estoque é parte da logística essencial para o bom atendimento ao cliente, visto que é a partir desse gerenciamento que problemas de não atendimento são evitados.

Quando falamos de ferramentas logísticas para essa atividade, a principal é o WMS, um software de gerenciamento de estoques que tem como objetivo a integração de informação entre pedidos e produtos armazenados, além de auxiliar na rastreabilidade das movimentações, atividades de recebimento, separação, armazenamento e expedição de materiais.

O WMS ainda permite que, a partir do histórico de saídas, a previsão de demandas seja feita de forma mais precisa, auxiliando a redução de mercadorias obsoletas e o atendimento das demandas de pico. Além disso, oferece as seguintes funcionalidades:

  • gestão completa de inventário;
  • melhoria na análise de necessidade de compra;
  • controle do armazém;
  • endereçamento do armazém;
  • informação rápida sobre giro de estoque.

3. Enterprise Resourse Planning (ERP)

Outro ponto complexo da logística é a integração de dados relacionados à demanda do mercado e atividades internas da empresa, fornecendo uma visão ampla e completa de toda a cadeia de suprimentos. De forma simples, essa ferramenta ajuda na gestão dos recursos produtivos da empresa.

Além disso, o ERP integra outros setores, como financeiro, controladoria, setores comerciais, entre outros. Ainda podemos citar as seguintes funcionalidades:

  • monitoração da produção;
  • controle de emissão de notas fiscais;
  • emissão de boletos de cobrança.

4. Custom Relationship Management (CRM)

O relacionamento com clientes é outro fator dentro de uma empresa que pode ser administrado a partir de ferramentas, sendo a mais conhecida delas o CRM, que tem a finalidade de armazenar informações referentes aos clientes em si, criando uma base de dados que pode ser utilizada basicamente para entender as demandas e poder antecipá-las.

As ferramentas de logística têm como foco a redução do trabalho manual e a melhoria de processos a fim de reduzir falhas e melhorar resultados. Os recursos indicados são muito utilizados por empresas que têm experiência em logística e prezam pela satisfação máxima de seus clientes.

transporte de malotes em todo brasil

Gostou do post? Que tal conferir também nosso conteúdo sobre transporte terceirizado? Venha expandir seu conhecimento!

Posts relacionados

Deixe uma resposta