Fique por dentro das últimas novidades sobre inteligência artificial na logística

4 minutos para ler

A tecnologia evolui constantemente, trazendo mudanças que afetam o mercado inteiro. Isso força as empresas a acompanharem sua evolução para que tenham vantagem competitiva sobre os concorrentes e proporcionem um serviço de qualidade, deixando seus clientes satisfeitos.

A inteligência artificial na logística acompanha esse processo, influenciando na forma como as atividades são realizadas. Também transforma a gestão em algo mais específico e criterioso, seja com a aplicação de sistemas, seja com a automação dos processos físicos.

Quer saber um pouco mais sobre como a inteligência artificial pode afetar sua logística? Então, continue lendo!

Benefícios que a inteligência artificial traz para a logística

Por ser uma atividade de alto nível de complexidade, a precisão precisa estar sempre presente em cada atividade, desde a movimentação de materiais ao controle do estoque. Qualquer falha tende a atingir o cliente, seja com atrasos, seja com o não atendimento da demanda.

Os benefícios que a inteligência artificial, também chamada de IA, proporciona à cadeia logística estão relacionados a aumentar a agilidade dos processos, deixá-los mais precisos e diminuir a complexidade das operações. Selecionamos três das principais vantagens a serem observadas.

Diminui as falhas

O grande benefício da aplicação de inteligência artificial na logística está na redução dos erros operacionais causados pelas atividades manuais (muito comum nas empresas). Ela traz aos processos exatidão essencial para evitar a insatisfação dos clientes.

A principal atuação da IA, nesse caso, é com a aplicação de softwares que têm a capacidade de fazer todo o controle e gestão dos processos mais críticos. Eles funcionam como um poka-yoke para as operações logísticas.

Melhora os processos

Otimização é palavra-chave para as empresas que buscam melhorar sua competitividade no mercado. Dentro de um setor tão concorrido, é preciso que o negócio seja enxuto e à prova de erros.

Hoje, temos no mercado diversas soluções tecnológicas de estrutura logística com a capacidade de fazer toda a movimentação e alimentação de componentes em uma linha de produção. Além disso, a IA oferece a automatização dos estoques, como a aplicação dos estoques verticais.

Reduz gastos

Quando diminuímos o número de falhas de uma operação e a deixamos mais enxuta, com menores desperdícios de tempo e de outros recursos, a principal consequência que será observada é a redução dos gastos. A mudança torna o negócio mais competitivo e aumenta a margem de lucros.

Aplicações da inteligência artificial na logística

Controle de transporte

Os fluxos de transporte são os que apresentam maior sensibilidade a incidentes externos. Por isso, é uma das áreas mais custosas para a empresa. Calcular manualmente aproveitamento do combustível, depreciação dos pneus e saber como o motorista está conduzindo o veículo é algo que se torna impraticável.

A gestão de frotas feita por meio de um software pode resolver todos esses problemas. Além de ajudar no controle das manutenções e monitoramento das entregas, é possível identificar e mapear como o veículo está sendo conduzido. Assim, caso seu custo com combustível esteja muito alto, você será capaz de encontrar a causa raiz mais rapidamente.

Tratamento e processamento de cargas aéreas

Os transportes aéreos, principalmente quando falamos de cargas de mercadorias importadas, tendem a apresentar diversas complexidades. Com a inteligência artificial, é possível aplicar parâmetros a um sistema que ajuda no momento do processamento das cargas.

O grande número de cargas pode ser cadastrado de acordo com prioridade, tipo, características especiais, tempo disponível para entrega, entre outras informações. Com isso, o sistema informa os horários mais adequados de voo.

Transportes alternativos

Os veículos autônomos estão em alta nas discussões sobre tecnologias disruptivas que estão sendo apresentadas ao mercado. É uma das grandes mudanças que a IA trará ao mercado logístico. Ainda em fase de testes, tais veículos possibilitarão que os transportes, tanto de cargas quanto de pessoas, sejam feitas sem a necessidade de motoristas.

Aproveitar as possibilidades que inteligência artificial na logística proporciona é fundamental para que uma empresa possa ter sucesso no mercado. Diante da concorrência, oferecer ao cliente algo que agregue valor ao seu serviço será fator de grande diferenciação de sua empresa no mercado, fazendo com que seus resultados sejam alavancados.

transporte de malotes em todo brasil

E aí, gostou do nosso post? Que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e fazer com que mais pessoas saibam sobre a inteligência artificial na logística?

Posts relacionados

Deixe uma resposta