Conheça as vantagens do galpão logístico para o seu negócio!

4 minutos para ler

No setor de entregas e distribuição, a prática da terceirização já é algo comum e bastante estratégico. Entre as principais tendências desse mercado é o aluguel de galpão logístico, ou seja, de contratar espaços físicos estruturados para aumentar a capacidade de seus estoques e otimizar as cadeias de suprimentos.

Como especialistas em soluções logísticas modernas, preparamos este post para destacar algumas vantagens indiscutíveis que um galpão logístico terceirizado pode trazer às suas operações. Continue a leitura e tome nota das dicas!

Baixo investimento

Até pouco tempo, um possível aumento na demanda de entregas, na produção ou nas vendas da empresa era visto como algo positivo. Porém, para a gestão logística, certamente soaria como uma necessidade de extensão dos espaços físicos. Consequentemente, de um investimento alto em estruturas de armazenagem, equipamentos e mão de obra.

O diferencial na terceirização de um galpão logístico é que todos esses fatores já estão incluídos no serviço e isso garante um impacto muito menor no tempo de implementação e nos custos das operações. Isso porque não será preciso comprar um armazém, montar com as estruturas, contratar operadores etc. 

Infraestrutura

Quem atua no supply chain deve saber que um galpão logístico não se limita apenas a um espaço físico. É preciso ter infraestrutura adequada, planejamento, funcionar dentro de um layout eficiente, operar com sistemas específicos de armazenagem, que atendam às especificidades dos produtos. Também, que garanta agilidade no picking e, claro, uma tecnologia de gestão, como um sistema WMS. 

Sendo assim, com a terceirização logística, esses fatores também deixam de ser uma preocupação de investimento para a empresa. Assim, poderá contratar o espaço mais adequado e montado para o seu tipo de operação. 

Aumento de competitividade

Outra vantagem indiscutível na terceirização de um galpão logístico é o aumento da competitividade. Por exemplo, imagine ter que atender a entregas em Brasília, contando apenas com um centro de distribuição no Rio de Janeiro. Evidentemente, prazos, custos e qualidade dos serviços sofrerão algum impacto. 

No entanto, se a empresa, após uma análise estratégica, vê a necessidade de contratar um galpão logístico no Centro-Oeste, muito provavelmente ela aumentará sua competitividade na região. Isso vai garantir entregas mais rápidas, a custos menores e com menos riscos operacionais.

Redução de custos

Aproveitando o gancho do tópico acima, os custos operacionais sempre serão um grande desafio para o setor logístico. No entanto, com a estratégia de terceirizar um galpão, isso pode ser tornar mais viável e eficaz.

Se pegarmos o mesmo exemplo anterior, em vez de realizar suas entregas diretamente do Rio de Janeiro, a empresa poderá realizar transferências programadas de estoque entre a sua base e o seu centro de distribuição com uma transportadora especializada. Assim, garante uma redução significativa de custos nas operações.

Flexibilidade das operações

Por fim, o uso de um galpão logístico permite flexibilizar as operações, seja por aproximar a distribuição às suas regiões de atendimento, seja por outra estratégia, como aumento da capacidade de estoque, otimização da cadeia de suprimentos ou para garantir experiências melhores ao consumidor. Entre elas, entregas mais rápidas, fretes mais baixos etc.

Essas foram nossas dicas sobre as vantagens da terceirização de um galpão logístico e como essa tendência vem trazendo diferentes benefícios às empresas. Vale reforçar que, muito além da expansão de seus espaços físicos, é fundamental que a operação de entregas e transferências seja realizada com eficiência e por meio de prestadores de qualidade, preferencialmente, especializados.

Gostou? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e aproveite para marcar outros profissionais da logística!

transporte de malotes em todo brasil

Posts relacionados

Deixe uma resposta