Gestão de estoque e armazenagem: você sabe a diferença entre eles?

3 minutos para ler

No setor logístico, é muito comum ouvir temas sobre gestão de estoque e armazenagem. De fato, é um assunto importante, porém, ainda é responsável por muitas perguntas e dúvidas sobre o seu conceito. Afinal, estocagem e armazenagem são a mesma coisa? Há alguma diferença a qual os gestores precisam estar atentos?

Pois bem! É justamente isso que vamos abordar neste post e acabar, de uma vez por todas, com as dúvidas sobre essas duas atividades logísticas que, apesar de parecidas, têm distinções importantes a serem levadas em consideração em um trabalho de gestão mais apurado.

Quer conferir conosco? Então continue a leitura e tome nota das informações que separamos abaixo. Vamos lá!

O que é estocagem?

Como o nome sugere, o conceito vem da palavra estoque. Ou seja, se refere à guarda temporária ou mesmo permanente de matérias-primas, produtos semiacabados ou mercadorias prontas para o consumo. Sendo assim, o estoque pode estar presente dentro das mais variadas atividades, desde um depósito até uma loja de varejo, por exemplo.

Portanto, um estoque é formado por insumos e produtos. O conceito de estocagem está relacionado, justamente, à ação de guardar itens em determinado local.

O que é armazenagem?

A definição de armazenagem vem do termo “armazém”, portanto, dá a entender um conceito mais amplo, de um departamento. Podemos dizer que a armazenagem engloba processos logísticos, como a distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, tecnologias, tipos de embalagens, métodos de carregamento, expedição, equipamentos, entre outros fatores.

Resumindo, a armazenagem, geralmente, se refere a todas as atividades dentro de um ponto de distribuição de produtos e materiais, como depósitos, centros logísticos e almoxarifados.

Afinal, como diferenciar a gestão de estoque e armazenagem?

Após as explicações, fica claro que o estoque, na verdade, é uma etapa do processo de armazenagem. Talvez por isso cause muitas dúvidas sobre a semelhança dos dois conceitos. Porém, para esclarecer melhor, podemos afirmar que a armazenagem é um conjunto de muitos processos, sistemas, métodos, estruturas e equipamentos que mantêm, movimentam e alimentam toda uma cadeia de suprimentos.

Já o estoque é apenas uma parte desse conjunto, fundamental para guardar e suprir as necessidades de movimentação e distribuição dos produtos. Portanto, quando nos referimos a um trabalho de gestão de estoque e armazenagem, é importante que haja uma separação dessas atividades, de forma independente.

No estoque, é fundamental haver controles específicos e inventários periódicos. Na armazenagem, é importante levar em consideração os melhores métodos de movimentação, as embalagens mais adequadas, os sistemas utilizados e os equipamentos mais indicados para cada tipo de produto.

Enfim, contar com uma gestão de estoque e armazenagem é imprescindível para qualquer empresa. No entanto, ao saber diferenciar os dois conceitos, o gestor tem mais facilidade de definir as atividades a serem realizadas em ambos os setores. Vale lembrar que, atualmente, há soluções logísticas disponíveis no mercado, capazes de auxiliar esse trabalho dentro das organizações e promovendo resultados surpreendentes na gestão de armazéns, transportadoras e centros de distribuição.

transporte de malotes em todo brasil

Já havia parado para entender a diferença entre estocagem e armazenagem? Se você quer sempre se manter informado sobre assuntos do setor logístico, além de receber dicas sempre fresquinhas do mercado, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe uma resposta