Como melhorar a infraestrutura logística da sua empresa?

6 minutos para ler

Já foi o tempo em que o supply chain era visto apenas como uma parte operacional das organizações, no qual bastava garantir uma rotina de processos e conseguir concluir as entregas dentro do prazo. No entanto, hoje, ter uma infraestrutura logística da empresa realmente eficiente vai muito além disso e está muito mais associada a uma questão estratégica do que meramente operacional.

Tendo em vista isso, nós resolvemos preparar este post, exclusivamente para destacar algumas dicas e estratégias para você aplicar em seus negócios e otimizar a infraestrutura logística da empresa. Podemos começar?

Afinal, o que define uma infraestrutura logística eficiente?

Engana-se o gestor que considera sua logística eficiente apenas pelo fato de conseguir atender seus clientes dentro do prazo. Evidentemente que esse fator é de extrema importância. Porém, quando consideramos um cenário muito mais amplo — e começamos a enxergar a logística como parte fundamental de uma cadeia de suprimentos muito mais completa — percebemos que uma boa gestão deve abranger muito mais coisas.

Vamos lá! Em um exemplo básico, imagine que sua empresa atenda seus pedidos sempre dentro do prazo e seus consumidores estejam devidamente satisfeitos com esse desempenho. No entanto, ao analisar as contas, o gestor percebe que as transferências internas de insumos entre a filial e a matriz para a produção desse mesmo produto entregue ao cliente não compensa e está gerando prejuízos.

Ou seja, por mais que suas logística outbound esteja “redonda”, há processos inbound que precisam ser revistos. Só a partir daí que se pode considerar uma infraestrutura logística da empresa realmente eficiente.

E de que forma é possível otimizar a infraestrutura logística da empresa?

Claro que melhorar a infraestrutura logística da empresa depende de uma série de fatores que precisam ser analisados pelos gestores, o que pode ser feito por meio de KPIs específicos e estudos internos. Apesar de não existir uma receita pronta, alguns pontos fundamentais são padrões no supply chain hoje em dia.

Sendo assim, nós separamos algumas dicas e ideias do que pode ser feito e investido para melhorar a infraestrutura logística em sua empresa. Confira!

Avalie sua estrutura e seus processos

Antes de rever métodos ou, até mesmo, investir em tecnologia, é fundamental que sua empresa conheça bem a sua estrutura física, como o armazém ou centro de distribuição. Manter esses setores organizados e com o devido planejamento é fundamental para se conquistar uma logística eficiente e processos muito mais otimizados.

Por exemplo, de que adianta contratar a melhor transportadora para coletar e entregar malotes entre seus armazéns todas as semanas, visando criar uma programação fixa e menos custosa, se seus próprios processos encontram gargalos e falhas para concluir essa operação de forma eficiente?

Ou seja, o primeiro passo para melhorar a infraestrutura logística da empresa é estudar e planejar estratégias que otrimizem os processos internos. Uma boa dica é avaliar a necessidade de se investir em estruturas físicas, sistemas de picking, a comunicação com os fornecedores etc.

Invista em tecnologia

Em plena era da logística 4.0, falar de tecnologia nesse ramo é quase que obrigatório. Afinal, nenhuma empresa, hoje, consegue competir ou se destacar sem sistemas específicos e ferramentas tecnológicas. Sendo assim, acompanhe sempre as principais tendências do mercado e, muito além do ERP, estude a implementação de softwares de gestão logística, como é o caso do WMS.

Além disso, para as entregas em si, valorize parceiros que ofereçam ferramentas de roteirização, rastreamento de cargas, dentre outras. Muito mais do que ajudar em sua gestão e no controle de suas demandas, esses diferenciais ainda podem ajudar a melhorar as experiências de seus clientes. Portanto, não fique para trás e invista sempre em novas tecnologias voltadas à logística!

Capacite suas equipes

Além de ferramentas e sistemas, uma infraestrutura logística depende também de mão de obra humana e, de preferência, qualificada.

Investir em treinamento e capacitação deve ser visto como estratégia fundamental para o bom funcionamento da empresa, pois, deve-se levar em consideração diversos fatores importantes, como a redução de custos, menos riscos e perdas, maior otimização dos processos, engajamento e, por fim, aumento da produtividade entre os colaboradores e equipes.

Sendo assim, sempre que possível, promova treinamentos, reuniões, permita que os funcionários falem e opinem sobre os processos, apresente resultados, convide os fornecedores e parceiros para conhecerem a planta operacional e as atividades diárias de sua empresa.

Gerencie os riscos

Toda operação logística conta com riscos! Com as dicas citadas acima, a tendência é sempre que esse fator seja cada vez mais reduzido, o que não significa que seja definitivamente extinto. Por esse motivo, é fundamental haver uma gestão focada e estratégica para controlar custos, perdas e falhas. Como dica:

  • busque trabalhar sempre em cima de dados e relatórios;
  • convoque reuniões frequentes com equipes internas e parceiros;
  • fique sempre de olho no mercado e suas variações e tendências;
  • acompanhe os resultados dos fornecedores;
  • realize seus inventários;
  • terceirize suas entregas.

Contrate um operador logístico de confiança

transporte de malotes em todo brasil

Aproveitando o gancho do último tópico, terceirizar sua logística, sem dúvidas, é uma estratégia rentável e inteligente, desde que a transportadora seja flexível e adaptável às suas operações. Lembra que, lá em cima, falamos sobre a importância de investir em sua estrutura e processos internos? Pois bem, quando isso está alinhado e somado a uma programação eficaz do parceiro logístico, é certo de sua empresa conquistar a eficiência.

Ao buscar um fornecedor de qualidade, leve em consideração a infraestrutura que ele dispõe, se oferece frotas dedicadas para a sua operação, se conta com tecnologia de ponta e se trabalha com equipes especializadas. Cumprindo esses quesitos, invista na parceria e, aos poucos, alinhe cada processo até chegar ao nível de excelência desejado.

Em resumo, essas são algumas dicas fundamentais para melhorar a infraestrutura logística da empresa. Em termos gerais, o segredo da eficiência e eficácia de suas operações quase sempre estará ligado à organização de seus processos, das tecnologias à disposição de suas operações e, principalmente, nas parcerias estratégicas que você escolhe. Portanto, foque nesses pontos e rume ao sucesso!

Se você gostou do post e quer colocar tudo isso em prática e melhorar a infraestrutura logística em sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e conheça algumas soluções que podemos oferecer às suas entregas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta