KPI de logística: o que você precisa saber a respeito?

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Ter o controle da sua operação é essencial para que os resultados planejados possam ser alcançados. Sendo assim, conhecer o dia a dia da empresa no detalhe torna-se tarefa fundamental dos gestores. É para fazer esse acompanhamento de modo eficaz que surgiram os indicadores de desempenho, chamados também de KPIs.

Os indicadores podem ser aplicados em qualquer área da empresa. Existem os KPIs de produção, que acompanham o desempenho das máquinas, os da qualidade, e os KPIs de logística, específicos para informar desde detalhes sobre a gestão de estoques até a qualidade de entrega ao cliente.

Quer aprender a aplicar os KPIs de logística na sua empresa? Então, continue lendo para saber mais!

 O que são KPI’s de logística e qual a importância deles?

Os KPIs funcionam como um termômetro e têm como objetivo medir o desempenho de cada fator que os gestores acharem críticos ou de grande importância dentro da organização.

Com essas ferramentas, a empresa poderá identificar seus pontos fracos e descobrir os principais gargalos. Com isso, trabalhar para melhorar o nível de qualidade oferecido aos clientes internos ou externos.

Como escolher KPI’s? 

Cada operação tem suas particularidades. Sendo assim, a equipe e os gestores precisam colocar em pauta quais pontos mais relevantes da operação ou as atividades que mais influenciam os demais resultados da empresa. Principalmente, devem focar aquelas que atuam na satisfação do cliente.

Quais os KpI’s mais usados na logística?

De maneira geral, ainda que cada empresa trabalhe de modo diferente, alguns indicadores podem sem facilmente utilizados. Separamos os KPIs de logística mais utilizados e aplicáveis em qualquer operação.

Percentual de entregas no prazo

Quando falamos de logística, um dos principais fatores ligados à satisfação dos clientes é fazer as entregas no prazo. Assim, esse controle deve ser feito por toda empresa.

É calculado de maneira bem simples: divide-se o número de entregas feitas em atraso pelo total de mercadorias entregues dentro de um período. O ideal é que se estipule uma meta a ser atingida.

Para que essa importante parte do serviço seja feita da melhor forma possível, a utilização de sistemas de rastreamento e ferramentas que auxiliam no controle total da carga é fundamental para um bom desempenho e para alcançar a satisfação dos clientes.

Custo operacional total

Controlar os custos da empresa é essencial para que ela seja competitiva no mercado e para que seja possível oferecer os melhores preços do mercado. O indicador de custo operacional total relata tudo o que foi gasto para que os clientes pudessem ser atendidos.

O indicador deve mostrar em detalhes os custos do período e o melhor a ser feito é dividi-los em centros de custo. Por exemplo, não misturar os gastos com divergência de estoque e o de mão de obra do motorista que fez a entrega. Assim, os gestores poderão saber quanto custa cada processo.

Acuracidade de inventário

A gestão de estoque pode ser a atividade mais complexa de uma empresa, principalmente quando há um grande número de diferentes mercadorias em giro. O gargalo dessa área é a divergência de estoque, que pode ter como consequência a não entrega de uma demanda do cliente.

Inventários devem ser feitos de acordo com a classificação dos estoques. Com esses resultados, ao final de um período, observa-se qual é a porcentagem de acuracidade entre o que existe fisicamente e o que está no sistema. Novamente, é fundamental que uma meta seja estabelecida para que os resultados possam melhorar.

Monitorar seu negócio com a ajuda dos KPIs de logística vai simplificar a resolução de problemas, deixando a operação mais rápida e eficaz. Isso traz a melhoria dos resultados internos, com influência direta e positiva nos clientes, que ficarão mais satisfeitos e confiarão ainda mais na sua empresa.

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Gostou do post? Que tal conferir também as tendências e benefícios que a automação logística pode trazer à sua empresa?

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