4 cuidados importantes na logística de perecíveis! entenda o assunto

4 minutos para ler

A logística de perecíveis, uma das tarefas de maior relevância dentro da cadeia de suprimentos, não é nada simples. Muitos fatores interferem no transporte e condicionamento dessas mercadorias até a chegada ao local de destino, especialmente quando se trata de longas distâncias.

Os produtos perecíveis são aqueles que vão perdendo valor com o passar do tempo, podendo estragar durante o processo logístico. São exemplos disso frutas, grãos, carnes e medicamentos. Por essa razão, exigem cuidados especiais de armazenamento e transporte.

A responsabilidade pela integridade dos produtos é da empresa de transporte e, por isso, ela precisa estar atenta a todos os detalhes que garantirão o controle e a entrega. Para isso, é importante adotar sistemas, ferramentas e estratégias que facilitem o processo. Quer saber quais são os principais cuidados que você deve tomar na logística de perecíveis? Então, fique conosco e confira agora mesmo!

1. Acondicionamento

A forma como você acondiciona as mercadorias pode fazer toda a diferença na qualidade do transporte. Escolher as embalagens mais adequadas é muito importante. Isso não diz respeito apenas às caixas em que o produto vai ser movido, mas aos contentores, paletes e até ao contêiner.

Existem alguns níveis e funções da embalagem, que vão desde a proteção do alimento em si, como o pacote que vai chegar para o consumidor final, até o meio como ele vai ser transportado, como uma câmara fria. Cada um deles precisa contribuir para a integridade do produto.

2. Armazenagem

Quando a armazenagem de perecíveis é necessária, demanda cuidados específicos para esse fim. Sempre que um produto precisa ser manuseado, a probabilidade de danos aumenta. Assim, é essencial que sejam utilizar os equipamentos adequados na carga e descarga, além de treinar a equipe para fazer a melhor transferência possível.

Outro fator que merece atenção são as instalações nas quais as mercadorias ficam armazenadas. Precisa sem um espaço devidamente higienizado, com temperatura adequada e ventilação.

3. Transporte

O transporte é realmente uma das etapas que mais demanda atenção na logística de perecíveis. Movimentar as mercadorias de um local a outro submete os produtos a diferentes temperaturas, o que pode afetar a qualidade deles.

Por essa razão, é necessário ter uma estratégia eficiente de embarque e desembarque de produtos, evitando choques e contaminações. Também é importante estar atento à manutenção do espaço de transporte para que os itens não sejam submetidos à umidade ou calor excessivos.

4. Otimização da logística de perecíveis

Outras estratégias são válidas para otimizar a logística de perecíveis e garantir a melhor qualidade na entrega dos produtos. Confira algumas delas:

  • cada grupo de mercadoria tem uma necessidade única, por isso é interessante avaliar as especificidades de cada item;
  • as embalagens devem ser pensadas para garantir a segurança dos produtos;
  • os processos logísticos devem ser monitorados e controlados para que as eventuais falhas sejam corrigidas o quanto antes;
  • os funcionários envolvidos na logística de perecíveis precisam ser devidamente treinados, cada um em suas funções;
  • a prioridade deve ser o cumprimento das regras e regulamentos relacionados ao produto;
  • é interessante buscar métodos logísticos inovadores para entregar ainda mais valor ao cliente final.

Essas são apenas algumas das práticas adotadas para garantir uma logística de perecíveis otimizada e eficiente, segura em todos os processos e que preza pela integridade dos produtos.

Algumas empresas, no entanto, não conseguem direcionar tanta atenção para esse aspecto, necessitando de ajuda para realizar a gestão de estoque e armazenagem. Assim, em alguns casos, o ideal é terceirizar a logística de perecíveis para uma empresa especializada, atribuindo o máximo de qualidade possível a esse setor.

Se você quer ir ainda mais fundo e descobrir outros meios de melhorar a logística de perecíveis na sua empresa, confira agora quais são as 5 maiores vantagens de terceirizar o transporte na sua empresa!

transporte de malotes em todo brasil

Posts relacionados

Deixe uma resposta