O que é a logística integrada? efetividade e agilidade nos processos

6 minutos para ler

O exercício da atividade empresarial enseja muitos desafios e alguns setores têm um papel estratégico no alcance das metas e resultados pretendidos. Entre eles, os departamentos de compras, produção e armazenagem. Nesse contexto, o segredo para se posicionar entre os melhores players do mercado é garantir que os seus processos funcionem com agilidade, eficiência, alta produtividade, entre outros fatores.

Você sabe o que é logística integrada e por que ela é necessária para alinhar o seu negócio a essa tendência de mercado? Neste post, vamos abordar tudo o que é preciso entender antes de implementar essa metodologia. Continue a leitura do artigo e confira!

O que é logística integrada?

A logística integrada consiste em estabelecer uma conexão entre diversos setores e processos de uma empresa. É contar com um sistema que permita uma boa comunicação entre fornecimento de matéria-prima, produção, armazenamento, vendas, distribuição e atendimento ao consumidor. Enfim: desde a criação dos produtos ou serviços até a sua entrega ao destinatário final.

Em um passado recente, a logística se limitava à gestão de estoque e transporte. Mas o que se percebe no cenário empresarial moderno é que outras variáveis influenciam diretamente o desempenho do negócio. Entre elas, a mudança de comportamento dos consumidores.

Assim, quanto mais integrado for o fluxo de informações entre os departamentos, mais alinhados serão os seus processos e mais eficiente será a sua atuação. Portanto, trata-se de uma estratégia que visa garantir um aprimoramento de todas as ações e resultados.

Quais as vantagens da logística integrada em uma empresa?

A implementação da logística integrada produz um conjunto de benefícios, não somente para a gestão logística em si, mas para a performance da organização como um todo. Veja que vantagens podemos destacar.

Agilidade nos processos

Uma boa comunicação interna é a base para o sucesso nas operações de uma empresa. Graças à facilidade do acesso às informações que um sistema integrado proporciona, as tarefas são executadas com um maior grau de precisão e estão menos propensas a erros. Consequentemente, os processos se tornam mais ágeis.

Quando um software de gestão é implementado, por exemplo, os colaboradores estão a poucos cliques dos dados necessários para direcionar a execução de tarefas. Os gestores têm uma visão mais ampla do negócio e ficam mais seguros das suas decisões.

Redução de custos

A redução de custos é outro ponto de destaque para empresas que fazem a opção pela gestão integrada. Se todos os setores funcionam de maneira alinhada, a empresa fica menos exposta a falhas, o que evita desperdícios e gastos com o retrabalho.

A partir do controle mais efetivo e o diálogo nas etapas do processo produtivo, naturalmente também ocorre o melhor aproveitamento de recursos. Isso contribui significativamente para a eliminação de gargalos no orçamento.

Aumento de produtividade

Com a logística integrada, também nasce um sentimento maior de unidade na empresa. As equipes passam a ter suas atividades interligadas e conseguem entender melhor a influência de cada uma delas para o resultado global.

Assim, essa sinergia leva ao aumento de produtividade — quanto mais conscientes estiverem os trabalhadores da relevância do seu papel e de como ele é importante para o prosseguimento satisfatório das demais tarefas, maior a produtividade do negócio.

Satisfação do cliente

A excelência no desempenho do trabalho é um aspecto de extrema relevância para o ambiente interno e exerce um grande papel no quesito satisfação do consumidor. Em tempos modernos, com inúmeras alternativas para a aquisição de determinado produto ou serviço, a tarefa de conquistar e fidelizar o cliente está condicionada a boas experiências em todas as interações com a marca, isto é, durante a jornada do comprador.

Hoje, eles querem artigos de qualidade, sem abrir mão da rapidez na entrega, da facilidade para contactar o suporte e das melhores formas de pagamento. Enfim, é preciso construir uma relação que gere valor, ou seja, que ofereça um bom custo-benefício. A logística integrada é uma das condições indispensáveis para se alcançar tal propósito.

Vantagem competitiva

A conquista de vantagem competitiva pode ser considerada como um resultado da soma de todos os outros benefícios que a logística integrada proporciona. De certa forma, ela é o objetivo maior de quem adota tal metodologia.

Afinal, uma empresa que consegue executar os seus processos com agilidade, otimizando custos, alta produtividade e atendimento satisfatório aos clientes, naturalmente tem uma boa competitividade para se destacar perante a concorrência.

Como aplicar a logística integrada no seu negócio?

De um modo geral, a primeira coisa que um empreendedor deve ter em mente ao aplicar a logística integrada no seu negócio é que a estratégia se trata da gestão do fluxo de informações. É preciso ter o domínio de todos os dados que são gerados em cada atividade e etapa da sua cadeia produtiva.

Assim sendo, o processo de implementação desse conceito requer o investimento em um software de gestão automatizado e de boa qualidade. Deve, sobretudo, oferecer flexibilidade para personalização, de acordo com as necessidades da empresa.

Consequentemente, o treinamento dos colaboradores também será um passo fundamental para que o projeto de integração seja aplicado de forma bem-sucedida. Até porque não adianta contar com as tecnologias mais modernas, se o time não estiver preparado para lidar com elas.

A logística integrada envolve três áreas principais: a administração de materiais, a movimentação de materiais e a distribuição física. Para conduzir esse trabalho com um nível de desempenho satisfatório, também é importante que haja um mapeamento das ações, pois além de direcionar melhor os funcionários, facilita a identificação de falhas.

Como você pôde ver, os processos logísticos são uma peça-chave para toda a cadeia produtiva de uma organização. Por mais que a sua gestão atual funcione bem, é importante saber o que é logística integrada e como ela pode beneficiar o seu negócio. Esse é um passo indispensável para quem deseja acompanhar as evoluções e se manter no topo do mercado.

transporte de malotes em todo brasil

Gostou do artigo? Agora que você já sabe como o desenvolvimento de uma logística moderna e eficiente pode fazer a diferença para o sucesso de sua empresa, aproveite para conhecer os 6 diferenciais da IS Entrega nesse trabalho.

Posts relacionados

Deixe uma resposta