Marketing e logística: diferencial competitivo para sua empresa

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Com um mercado sempre em movimento, os padrões de competição das empresas se elevam. Normalmente, é assim que deveria acontecer. As empresas devem buscar maneiras de inovar com seus produtos, no atendimento ao cliente e na qualidade dos serviços prestados. Isso só é possível se as empresas acompanharem o mercado em que atuam e se atentarem às exigências do cliente.

Podemos concluir que esses fatores caminham juntos com o marketing logístico. Mas como ele pode ser um diferencial para o andamento da sua empresa? Neste artigo, vamos analisar como marketing e logística são importantes diferenciais competitivos para qualquer negócio!

Marketing e Logística: do que se trata?

Antes de tudo, o que entendemos sobre marketing e logística? Marketing é fazer uso da ideia que está por trás do seu produto, é o que você deseja que o cliente tenha em sua casa e que seja inovador para seu dia a dia. A empresa precisa comercializar essa mercadoria, fazer com que seu cliente aceite comprá-la. Por isso, o produto deve ser o que o cliente realmente precisa e, mais que isso: deve superar suas expectativas.

Mas ter uma ideia genial para o produto não é suficiente para que cliente saia satisfeito da sua empresa e ainda queira voltar para comprar novamente. Como sempre, é preciso inovar. Nesse caso, inovar na forma como esse produto chegará ao seu cliente é uma estratégia eficaz. É aí que entramos no que conhecemos como logística.

A logística compreende, em parte, a organização física de seus produtos, ou seja, a forma como eles são armazenados nos centros de distribuição, em seus estoques. Conhecer a estrutura da sua empresa é um dos primeiros passos a serem tomados, visto que a forma como os produtos se encontram armazenados influencia a entrega deles para os clientes.

Qual a importância do marketing logístico nas empresas? 

A importância de marketing e logística em conjunto fica evidente na entrega dos produtos dentro dos prazos. Se a logística é boa, mesmo com um marketing defasado, a empresa pode prosperar. Mas um marketing muito bom, com processos logísticos precários, dificilmente funciona.

Assim, se as operações logísticas são bem realizadas, elas funcionam como uma forma de marketing, mesmo não sendo rotuladas como tal. Elas satisfazem o cliente e servem para disseminar a ideia de uma empresa séria, confiável, que atende às demandas do consumidor pontualmente.

O prazo para entregar é muito importante, mas não deve ser o único foco quando se trata de logística. Suponha que sua empresa esteja funcionando a todo vapor, cumprindo os prazos, mas tem gastos excessivos com esse processo, como tecnologia considerada obsoleta para o crescimento da empresa.

Investir no uso de softwares de gestão de logística (WMS) ou em sistemas de rastreamento de cargas auxilia no desempenho logístico da empresa. Tudo isso, sem gerar gastos extras de manutenção empresarial.

Quem pode aderir ao marketing logístico?

Qualquer empresa pode adotar a estratégia de marketing logístico. Para tanto, deve organizar seus processos e operações logísticas, recorrendo a equipamentos e softwares adequados e capacitando os profissionais que atuam na área para que desenvolvam um bom trabalho. Considere, por exemplo, que o cliente precisa ter o produto exato no momento certo.

Pesquisar e entender o mercado para depois investir em algo único vale para qualquer empresa. Seja para uma que está no mercado há pouco tempo, seja para uma que já está consolidada há anos no mercado. Por essa razão, o marketing logístico pode ser implementado em qualquer tipo de negócio, em qualquer segmento.

Pode-se ver que marketing e logística andam juntos quando se trata de construir uma cadeia de clientes fiéis e produtos inovadores. Ambos se tornam um só para que a empresa prospere com eficiência e com minimização de gastos.

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As estratégias de marketing logístico funcionam na sua empresa? Deseja mais informações sobre processos logísticos? Leia como melhorar a infraestrutura logística de sua empresa!

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