Montamos um guia completo sobre gestão de logística que você precisa conhecer

6 minutos para ler

A logística pode ser conceitualizada como um viés da administração que fornece recursos e informações para que as atividades de uma empresa possam ser executadas. Nesse contexto, temos a gestão de logística, que opera nos pontos de movimentação dessa organização.

O gerenciamento de compra, entrada e saída de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos deve ser monitorado para que os serviços oferecidos sejam de qualidade.

Este artigo foi elaborado para esclarecer as principais dúvidas perante essa prática. Continue a leitura, receba dicas e conheça os benefícios de uma boa direção. Acompanhe!

Qual o conceito de gestão de logística?

A gestão de logística é a prática que gerencia a cadeia de abastecimentos das empresas. Ou seja, o conjunto de atividades responsável por fazer chegar o produto certo, no local certo, otimizando tempo e recursos.

Como o principal objetivo é utilizar estratégias que façam a mercadoria chegar ao destino final em tempo quase recorde, sem gastar além do necessário para isso, quem trabalha nessa área deve estudar as melhores rotas para circulação, meios de transportes mais adequados, locais de armazenamento, entre outras questões.

Quais os benefícios em adotar essa prática?

Quando a empresa adota uma estratégia que tem como objetivo melhorar os seus serviços, ela resulta na fidelização de clientes. Com isso, assume uma posição competitiva no mercado.

Apostar na gestão de logística funciona, então, como um diferencial bastante positivo e relevante. Conheça agora alguns benefícios dessa prática.

Redução de custos

Reduzir despesas sem perder em eficiência e qualidade é um objetivo em comum de toda empresa. Não importa a atividade realizada ou o seu segmento, todos querem gastar menos enquanto oferece o máximo de qualidade.

A gestão de logística, quando bem-feita, cumpre bem esse objetivo. E nesse processo, a tecnologia entra como uma aliada. A utilização de recursos digitais para monitorar o transporte, rastrear as cargas e gerir relatórios ajuda os gestores a identificar quais pontos podem ser melhorados, otimizando os custos e aumentando a qualidade dos serviços de entrega.

Fidelização de clientes

Como já mencionamos neste texto, uma cadeia logística que opera em sintonia com o planejamento da empresa e segue o padrão de qualidade esperado pelo consumidor faz com que a fidelização de clientes seja uma consequência do bom serviço prestado.

Integração entre setores

Quando a empresa adota a prática de gestão, a tendência é que a equipe trabalhe mais unida. Atividades de gerenciamento necessitam da figura do gestor, mas também dos colaboradores de cada setor envolvido no despacho dessas mercadorias.

A organização deve investir em treinamentos para que esses times trabalhem em sintonia. O benefício, então, torna-se triplo:

  • qualidade nos serviços de entrega;
  • sinergia entre os departamentos;
  • colaboradores capacitados.

Dessa forma, diminui-se a incidência de erros e eleva-se o padrão de qualidade dos serviços oferecidos.

Transformação do setor

Para que seja mantida uma boa gestão, é necessário manter o conhecimento atualizado. Novas técnicas, procedimentos, softwares e práticas de entrega surgem a cada dia e é preciso que os gestores da área estejam de olho nesses acontecimentos.

Quando há o estudo e a incorporação desses novos procedimentos, o setor se transforma. Ao manter a empresa em um ciclo constante de mudanças positivas, a organização passa a ter destaque perante a concorrência, conquistando uma posição sólida no mercado.

Criação de projetos diferenciados

Paralelamente ligada à questão de transformação está a possibilidade de criar estratégias diferenciadas que destaquem a sua empresa da concorrência.

Um gestor participativo, que acompanha de perto o andamento dos processos e os resultados obtidos, consegue potencializar o que está dando certo de maneira segura, intensa e personalizada. Assim como corrige as falhas de maneira rápida, evitando prejuízos maiores.

Como efetuar uma boa gestão?

Para que a sua empresa seja beneficiada com os impactos positivos proporcionados por um serviço de logística de alta qualidade, é necessário fazer uma boa gestão. Separamos algumas dicas que vão ajudar a conquistar a excelência. Confira!

Estabeleça objetivos reais

Metas nunca são impossíveis de serem alcançadas, desde que sejam reais. Por isso, elas devem estar alinhadas aos conhecimentos das equipes que estão envolvidas nos processos de produção, expedição e entrega.

Além disso, elas servem com um norte para que esses colaboradores realizem um bom trabalho. Portanto, ouça o que eles têm a dizer, verifique as dificuldades, contorne os problemas e deixe todos a par do que a empresa espera.

Mapeie os processos

Ouvir os colaboradores é importante, mas não é o suficiente para uma boa gestão. É preciso se envolver em todas as fases desse processo, verificando, na prática, como as atividades são realizadas. Assim, é possível identificar a eficácia das estratégias e os pontos que precisam ser melhorados.

Mantenha uma equipe treinada e motivada

Ao longo do texto, mencionamos os benefícios de manter uma equipe treinada. A capacitação e a motivação dos colaboradores são palavras de ordem quando o assunto é o sucesso de uma estratégia.

Uma equipe motivada, qualificada e treinada está apta a oferecer o melhor de si e auxiliar a empresa na conquista dos resultados. Lembre-se sempre de que o capital humano é o bem mais valioso de uma empresa, que depende diretamente dele para alcançar as metas estabelecidas.

Terceirize os serviços

A terceirização dos serviços é uma forma bastante segura de oferecer um serviço de qualidade. Hoje, são diversas empresas que atuam no mercado, aptas a fornecer uma entrega rápida com uma política de preços satisfatória.

Nesse processo de busca, é necessário estar atento às relações custo-benefício. Colher o máximo de informações sobre os fornecedores e realizar testes antes de fechar o contrato ajuda a empresa a fazer uma escolha mais adequada à suas necessidades.

Como você pôde perceber, a gestão de logística utiliza diversos recursos. Tempo, mão de obra e dinheiro permeiam toda a dinâmica do transporte e entrega de mercadorias. Gerenciar essas operações otimiza custos e aumenta a excelência dos serviços, impactando diretamente na lucratividade de maneira bastante positiva.

transporte de malotes em todo brasil

Que tal conhecer os serviços da IS Entrega? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a conquistar uma posição de destaque no mercado. Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta