entrega fracionada entrega fracionada

Entenda o que é entrega fracionada e quais as suas vantagens

5 minutos para ler

Diante da necessidade atual de envio de documentos e mercadorias e do crescimento do e-commerce, é provável que você já tenha ouvido falar em entrega fracionada. Em um contexto de urgência de otimização de recursos e de tendência à economia do compartilhamento, essa modalidade vem se destacando por apresentar muitas vantagens.

A logística do setor de entregas e transportes é bem mais complexa do que, simplesmente, o carregamento do veículo e o seu deslocamento até o destino do malote ou da carga. Para fazer sentido, a organização dessas movimentações deve ser baseada em diversos fatores.

O grande desafio das empresas do segmento é oferecer um serviço de qualidade com custos reduzidos e versatilidade, prezando por segurança, prazos e sustentabilidade. Para isso, foram desenvolvidas estratégias de otimização, como, justamente, a entrega fracionada.

A fórmula traz uma série de benefícios não apenas para quem realiza o transporte, mas principalmente para quem contrata o serviço e também para a sociedade. Neste artigo, vamos entender o conceito de entrega fracionada e falar das suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é entrega fracionada?

Um processo otimizado de entrega de malotes ou transporte de cargas deve levar em conta dois pilares: valor e tempo. Isso porque o trabalho precisa ser realizado com os menores custos e prazos possíveis.

Mas, como otimizar movimentações de empresas que possuem, por exemplo, uma remessa com volume pequeno, porém recorrente? A resposta é: utilizando a entrega fracionada.

Você concorda que, utilizando a “fórmula tradicional” de transporte, certamente esse serviço custaria muito caro para o cliente, certo? É por isso que, atualmente, existe, além da chamada carga dedicada, também a carga fracionada.

A entrega fracionada nada mais é do que o envio de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam totalmente a capacidade do trasportador.  Isto é, para que o veículo se desloque com a maior parte do seu espaço físico preenchido, as remessas de dois ou mais clientes são transportadas juntas em uma mesma viagem, para uma mesma rota.

Como funciona a entrega fracionada?

O objetivo da entrega fracionada é, portanto, reunir, em um único deslocamento, malotes ou mercadorias de diversas localidades. Seria o oposto do que acontece no transporte de carga dedicada, no qual apenas um cliente utiliza todo o espaço do veículo para um serviço de entrega exclusivo.

Sendo assim, esse “transporte compartilhado” é perfeito para empreendimentos que não têm a necessidade de exclusividade, seja pelo porte ou pelo ramo de atuação. Vamos entender melhor como funciona a entrega compartilhada?

Nesse tipo de serviço é realizado o deslocamento de pequenas remessas e cada empresa paga somente pelo frete referente à sua mercadoria embarcada — e não por um frete integral.

Imaginemos que você precise transportar um pequeno malote entre duas filiais do negócio, de São Paulo para o Rio de Janeiro. Evidentemente, não há necessidade de contratação de um frete exclusivo. Então, você contrata uma empresa que realiza entrega fracionada. Ela irá coletar a sua remessa e a de outros clientes com o mesmo destino e as conduzirá no mesmo veículo até lá.

Quais as vantagens da entrega fracionada?

Como você pode perceber, a entrega fracionada tem uma série de vantagens — a começar pela economia. A maioria das empresas de logística costuma ter custos elevados, justamente por determinar rotas exclusivas por cliente.

Por outro lado, quando se opta por compartilhar o serviço com outras organizações que possuem as mesmas necessidades, os custos do frete são divididos e pesam muito menos.

Além disso, ao contratar esse tipo de serviço, também é possível assegurar entregas recorrentes sem gastar muito. Afinal, dessa forma não é necessário reunir um volume muito grande para garantir o transporte de um local ao outro.

No entanto, a economia do compartilhamento, do qual a entrega fracionada faz parte, é uma tendência não apenas por reduzir gastos, mas também pelo fator sustentabilidade. A utilização de rotas compartilhadas também reduz os impactos ao meio ambiente. Com a divisão de recursos, otimiza-se o transporte e há uma necessidade menor de veículos em circulação.

O que avaliar na hora de contratar um serviço desse tipo?

Depois de entender o que é e como funciona e conhecer as vantagens dessa modalidade, você deve ter notado que ela exige uma logística eficaz, não é mesmo? Trabalhar com entrega fracionada requer um alinhamento impecável. Isso é crucial para que as coletas sejam realizadas em tempo e as entregas estejam dentro dos prazos definidos para cada cliente.

Isso significa que é preciso contar com uma empresa parceira que garanta qualidade e agilidade. Como avaliar isso? Bom, há alguns fatores muito importantes que são a base de um serviço de entrega fracionada eficiente e seguro, como experiência, inteligência, equipe qualificada, tecnologia e uma boa cobertura.

Com 15 anos de atuação, funcionários próprios e abrangência nacional, a IS Entrega trabalha com entrega fracionada de volumes de até 25kg e reúne todos esses requisitos.

A tecnologia é um dos pontos fortes do trabalho da IS Entrega, estando por trás de todos os processos — do cadastro no sistema, à roteirização de entregas automatizadas e ao estabelecimento de horários para cada uma delas. Por meio de protocolos digitais, os clientes têm o controle da operação e podem acompanhar todas as etapas da movimentação.

 Quer saber mais sobre o serviço de entrega fracionada da IS Entrega? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe uma resposta