Por que contar com um serviço de coleta de malote?

7 minutos para ler

Em meio aos inúmeros processos e expedientes necessários ao bom funcionamento de uma empresa, a gestão logística interna desponta como um dos pilares para manter a comunicação física e a integração entre diferentes filiais, profissionais e clientes. Nesse contexto, tarefas como a troca de documentos, de objetos e de equipamentos são demandas recorrentes no meio corporativo. É nesse ponto em que a coleta de malote pode fazer toda diferença.

A utilização do transporte de itens por malote nas organizações é uma estratégia positiva, especialmente em razão da agilidade, da pontualidade e da economia que o modelo de entrega oferece. Empresas especializadas nesse tipo de serviço garantem a circulação de pequenos itens e documentos entre diferentes bases da empresa cliente, como bancos, escritórios, laboratórios etc.

A seguir, preparamos um artigo completo mostrando o que é um serviço de coleta de malote e como ele pode beneficiar a rotina interna da sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que faz uma empresa de coleta de malotes?

O transporte de malote é um conceito que tem sua origem nos correios, que utilizavam esse serviço apenas para transporte de documentos. Atualmente, a realidade é outra, já que a mala é uma embalagem em que se pode colocar todo tipo de objeto.

Em razão da transformação tecnológica e da massiva digitalização, atualmente o transporte de documentos físicos acaba tendo uma menor relevância. Entretanto, ainda existe uma forte necessidade de se promover a comunicação física entre matriz e filial ou entre empresas fornecedoras entre si.

Assim, a empresa de coleta de malote atua justamente nesse ponto. É ela a responsável por operacionalizar os transportes, permitindo que pequenos itens e objetos saiam da origem e cheguem ao destino no tempo e nas condições ideais, seguindo um cronograma.

Na prática, como dito, o malote pode ser utilizado para todo tipo de transporte, não só documentos. A exemplo, produtos, materiais promocionais, flyers, material de escritório e insumos podem ser encaminhados por meio desse serviço.

A coleta de malotes é feita para empresas, sendo que nos correios se chama malote corporativo — não existe uma modalidade para pessoas físicas. O diferencial do transporte de malotes está na sua recorrência.

As empresas que prestam o serviço precisam fazer a coleta e o direcionamento com regularidade, a depender da necessidade do cliente. É o que acontece, por exemplo, com uma loja de varejo que precisa trocar com outra filial roupas com defeito.

Quais os benefícios para as empresas?

No cenário corporativo atual, em que a dinâmica acelerada e a necessidade por decisões rápidas dão a tônica de como as empresas devem ser comportar, a coleta de malote traz uma série de benefícios, tanto operacionais como estruturais. Vejamos alguns exemplos!

Controle efetivo do malote

Ao se optar pela utilização do serviço de coleta de malote feito por um terceiro especializado, a empresa tem total controle sobre tudo que ocorre nas operações de transportes. A IS Entrega, especializada em logística corporativa, oferece ao cliente um suporte completo para roteirizar as entregas, estabelecer cronogramas de coleta, além de uma grande cobertura territorial para atender o seu negócio da forma mais ampla e eficiente possível.

Possibilidade de focar no core business da empresa

Outra vantagem da coleta de malote é a possibilidade de o negócio focar apenas no seu core business. Ou seja, em vez de se dedicar tempo, recursos e pessoal para cuidar das atividades ligadas à circulação de objetos e documentos entre diferentes pontos físicos da empresa, é mais vantajoso e econômico optar por um parceiro especializado, que já tem todo o know how na atividade e pode executá-la de maneira autônoma e precisa.

Economia de tempo e de custos

A partir de modelos de transporte mais qualificados, compostos por diferentes modais e uma ampla cobertura territorial, a empresa que contrata o serviço de coleta de malote acaba economizando um tempo valioso nas suas remessas. Gerir essas atividades por conta própria, por vezes, acaba consumindo muito tempo do negócio, além de abrir margem para que erros aconteçam, gerando atrasos e situações indesejadas.

Assim sendo, apoiar-se em uma parceria qualificada não só torna a movimentação física da sua empresa mais eficiente, mas também mais econômica, livre de decisões equivocadas que podem representar aumento dos custos.

Possibilidade de acompanhar a entrega

Bons serviços de coleta de malote, como o oferecido pela IS Entrega, possibilitam que o cliente acompanhe todo o deslocamento da remessa de forma simples e moderna. Por meio de um usuário e senha, você pode acessar o Portal do Cliente e utilizar o serviço de Rastreamento Online. Ele permite consultar, em tempo real, as seguintes informações:

  • posição atual da mala;
  • momento exato da coleta;
  • indicação de quem fez a coleta (com protocolo digital);
  • previsão de entrega.

Além disso, caso haja qualquer problema na consulta e o portal não seja capaz de solucionar a sua dúvida, é possível entrar em contato com a IS Entrega por e-mail e obter um posicionamento rapidamente.

Como escolher um fornecedor?

Para obter o máximo proveito da coleta de malote, o cliente necessita escolher um fornecedor eficiente, que disponha da estrutura e da experiência necessária para atender às demandas do negócio.

Inicialmente, é importante buscar um fornecedor que tenha capilaridade, isto é, a capacidade de atender todas as lojas de uma empresa em diferentes localidades. Além disso, é fundamental avaliar a reputação do fornecedor e a qualidade na prestação de serviço.

Aqui, contar com um um SLA ou Service Level Agreement rígido, no qual todas as obrigações e responsabilidades do prestador fiquem claras e bem especificadas, faz toda diferença na contratação do serviço.

Vale mencionar que a coleta de malote, na maior parte dos casos, envolve documentos e objetos essenciais para as atividades da empresa, de modo que existem pontos que não podem falhar na relação do prestador do serviço com a empresa contratante. A exemplo, citamos algumas das ocorrências que não podem acontecer:

  • atrasos;
  • extravios;
  • avarias em documentos e objetos;
  • quebra de sigilo das remessas;
  • indisponibilidade do serviço;
  • não cumprimento da entrega etc.

Por essas razões, mais uma vez, pontuamos a necessidade de se buscar fornecedores experientes e confiáveis.

O que a IS pode oferecer como diferencial dentro desse serviço?

A IS Entrega está no mercado há 15 anos e oferece total credibilidade e pontualidade. Com uma estrutura completa e efetiva, a empresa cobre todas as regiões do país e atualmente conta com 10 filiais.

Assim, o cliente pode ter certeza de que o transporte será feito no local e no horário combinados. Quando são operações locais (mesmo estado) ou entre capitais próximas, a entrega é realizada no dia seguinte, garantindo um fluxo rápido na comunicação física.

Atualmente, com os avanços da tecnologia e o surgimento de novos canais, a comunicação falada se tornou muito fácil (e-mail, áudio, mensagens). Contudo, a comunicação física é ainda um desafio no Brasil.

Nesse contexto, a IS garante toda a agilidade que a sua empresa necessita na coleta de malote, mantendo suas atividades sempre conectadas, organizadas e livres de quaisquer incidentes negativos que possam interferir na logística interna.

transporte de malotes em todo brasil

Então, o que acha de dar mais um passo e aumentar a qualidade da comunicação física do seu negócio? A IS Entrega coloca à sua disposição toda estrutura, soluções e experiência nesse serviço. Entre em contato conosco e firme uma parceria de sucesso!

Posts relacionados

Deixe uma resposta