Processo logístico IS Entrega: otimize as entregas da sua empresa!

6 minutos para ler

Estabelecer operações coesas e fluidas entre diferentes filiais, escritórios e pontos de venda é, sem dúvida, um grande desafio para empresas que têm essa necessidade. O processo logístico, nesses casos, é o que permite que mercadorias circulem entre diferentes unidades da empresa, que documentos importantes trafeguem entre matriz e filiais ou que produtos cheguem até o cliente final, por exemplo.

Contudo, apesar de extremamente importante, o processo logístico de uma companhia pode demandar tempo, esforço e investimentos em pessoal e infraestrutura. Como essa atividade não costuma ser a especialidade dos negócios, é comum haver problemas nas entregas, como desajustes nos custos, ineficiência ou erros na execução.

Nesse ponto, a IS Entrega desponta como uma grande aliada das empresas quando o assunto é otimização do processo logístico. Com ampla experiência no segmento, a IS pode assumir a sua logística de ponta a ponta, garantindo mais eficiência, segurança e economia aos processos. Quer saber como fazemos isso? Continue a leitura e confira!

Quais as etapas do processo logístico?

De forma bastante simplificada, o processo logístico de uma empresa se concentra na movimentação de remessas entre os seus diferentes pontos de atuação. Ou seja, ele se relaciona com as demandas diárias de deslocamento de produtos e materiais entre filiais, manuseio de documentos de forma compartilhada, entre outras atividades que dependam da coleta e envio de remessas.

Nesse sentido, existem diferentes etapas que compõem o processo logístico. Do momento em que um malote é coletado no ponto indicado e entregue na localidade de destino, processos distintos precisam ser acompanhados a fim de que erros, riscos e prejuízos não ocorram. A IS Entrega, nesse ponto, oferece ao cliente um suporte abrangente, disponibilizando informações precisas e um atendimento especializado para que tudo corra bem.

Ou seja, ao se tornar um cliente da IS, sua empresa terá todo o suporte de que necessita para operacionalizar melhor o processo logístico em todas as suas etapas, as quais passam pela:

  • coleta de malote;
  • encaminhamento ao centro de distribuição da IS;
  • despacho para o local de destino;
  • entrega pontual.

A IS disponibilizará uma equipe especializada, além de um gerente de contas, para auxiliar no gerenciamento das atividades e na solução de dúvidas em todos os momentos do seu relacionamento com a empresa. Ou seja, desde que a remessa é retirada na origem até a hora em que é entregue no destino, tudo estará sob o seu controle.

Para que todo o processo logístico funcione corretamente, a IS Entrega passa todas as instruções para o seu cliente, esclarecendo-o sobre pontos importantes, como:

  • funcionamento do serviço;
  • prazos e horários;
  • possibilidades e restrições de cargas;
  • atividades a serem executadas pelo cliente, entre outras questões.

Quais as principais dificuldades que empresas enfrentam na logística? 

O processo logístico é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas no seu dia a dia de operações. Como se trata de uma atividade técnica, a qual exige conhecimento e infraestrutura adequada, centralizar suas atividades dentro da companhia pode gerar uma série de dificuldades, como as que listaremos a seguir. Confira!

Ineficiência

A depender do caso, empresas podem ter a necessidade de estabelecer um fluxo logístico contínuo para dar suporte às suas operações. Como dito, são atividades ligadas à troca de documentos importantes, abastecimento de filiais e escritórios com materiais ou mesmo a manutenção de diferentes pontos de venda.

Sendo assim, é necessário que o processo logístico seja eficiente o bastante para suprir as necessidades do empreendimento. Contudo, nem sempre é essa a realidade do negócio. Nesse cenário, é comum haver uma grande dificuldade em operacionalizar os processos logísticos.

A causa desse problema, muitas vezes, está na falta de especialização e conhecimento sobre logística. Por isso, a terceirização acaba se tornando uma opção muito mais vantajosa e viável.

Altos custos

Quando não se tem o devido domínio sobre os processos logísticos, erros se tornam comuns na sua execução. Esse fato é um dos grandes vilões dos custos, já que há uma maior necessidade de retrabalho e correção de falhas.

Além disso, a falta de especialização dificulta a gestão da logística, o que implica no mau dimensionamento das entregas, problemas na definição de rotas, recorrência das coletas e outros pontos estratégicos que afetam diretamente nos custos dessa atividade.

Falta de controle

Outra dificuldade enfrentada pelos negócios na hora de executar a sua logística está na falta de controle sobre as atividades. Por exemplo, nem sempre se tem informações precisas e atualizadas sobre o status das remessas, como sua localização e horários dos eventos.

Essa realidade dificulta bastante a gestão, principalmente no que se refere ao cumprimento de prazos. Sem rastreabilidade nas remessas, os processos ficam mais voláteis, abrindo margem para atrasos, extravios e outros problemas.

Como a IS Entrega auxilia em todas as etapas do processo? 

transporte de malotes em todo brasil

Com uma larga experiência no mercado logístico, adquirida ao longo de mais de 15 anos de operação, a IS Entrega pode oferecer um suporte estratégico valioso para o seu negócio. Ao assumir a responsabilidade da logística interna, a IS abre margem para que a sua empresa se concentre mais no seu core business e menos em tarefas secundárias, como é o caso do processo logístico.

Na prática, a IS coloca à disposição do cliente o que há de mais moderno e eficiente em termos logísticos. Isso inclui o reforço operacional e estratégico por meio de diferenciais como:

  • ferramentas tecnológicas e soluções para o gerenciamento remoto e eficiente das operações;
  • automatização dos processos logísticos;
  • atendimento especializado;
  • motoristas treinados e prontos para atender com presteza e educação;
  • frota adequada para o tipo de serviço, o que permite o transporte de malotes e remessas com diferentes características;
  • conferência de malotes a partir do peso, etapa essencial para garantir a integridade e confiabilidade ao serviço;
  • cobertura a nível nacional, atendendo com agilidade e abrangência às necessidades de clientes em todas as localidades;
  • relacionamento qualificado e próximo, pontos-base para que a IS se torne um verdadeiro parceiro do seu negócio;
  • rastreabilidade das remessas para garantir a segurança das operações e o cumprimento dos prazos.

No mais, a IS Entrega é capaz de auxiliar a estruturar melhor o processo logístico a partir de avaliações de dados e indicadores, além de uma larga experiência nesse tipo de demandas. Isso significa que você terá apoio especializado para otimizar os processos, maximizando o seu desempenho ao mesmo tempo que reduz os custos.

Quer dar um mais um passo rumo à eficiência operacional no processo logístico da sua empresa? A IS Entrega pode ajudá-lo nessa importante tarefa. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe uma resposta