Por que contar com um serviço que realiza o rastreamento de cargas?

7 minutos para ler

Atualmente, o rastreamento de cargas é uma estratégia que permite que as empresas tenham um controle otimizado sobre os serviços de transporte e distribuição e, inclusive, possam ter maior segurança também.

A toda empresa que precisa de transporte convém dispor de um sistema de coleta e entregas disponível, bem como com um sistema destinado a rastrear as cargas em sua rota.

Dessa forma, a logística terá resultados melhores em sua totalidade, assegurando mais rapidez nas entregas e eficiência em todos os locais.

Veja por que compensa contar com um serviço que efetua o rastreamento de cargas!

A operação fica mais ágil

Por mais bem estruturado que seja o processo, há sempre a possibilidade de que alguma coisa errada venha a acontecer e comprometa os resultados. A logística de distribuição pode apresentar problemas como acidentes, trânsito interno, problemas no veículo, retenção em postos fiscais e outros contratempos.

Com um sistema de rastreamento de cargas, o responsável acompanha o status das entregas que estão se efetivando. Caso alguma coisa aconteça, será rapidamente identificada, podendo ser imediatamente tomadas as ações necessárias que visem a resolução do caso. Isso significa que é diminuído o tempo entre a identificação do problema e as ações corretivas.

A economia de tempo também é percebida no momento de gerenciar as informações e passá-las para os clientes. Toda vez que ele desejar qualquer notificação sobre seus pedidos, os dados fornecidos serão sempre atualizados.

O cliente, tendo autonomia para consultar dados a respeito da entrega de sua encomenda, ficará ciente do dia e da hora em que ela chegará em sua casa. Assim, as chances de a mercadoria ser entregue logo na primeira tentativa aumentam.

A precisão na previsão de erros

Toda operação está sujeita a falhas e qualquer incidente pode atrapalhar o desenrolar de um processo, prejudicando a logística de distribuição e ocasionando perdas de pessoal e de recursos.

Ao acompanhar cada etapa da entrega, pode-se detectar rapidamente eventuais erros e suas causas, procedendo imediatamente a sua retificação.

Essa medida agiliza a gestão, tornando-a mais eficaz e precisa.

As informações são geradas com detalhamento e precisão. A troca de dados permite que os erros sejam reduzidos a quase zero. Isso simplifica o desenvolvimento de operações logísticas complexas.

O rastreamento de cargas em tempo real

O sistema de boa qualidade monitora os dados em tempo real e não permite que as informações sejam manipuladas e aconteçam interferências de má-fé.

Os dados valiosos ficam bem guardados, mas com a garantia de acesso em tempo real e armazenamento pelo prazo estipulado pela empresa. Eles podem ser acessados para consultas e para construir análises e estatísticas.

O controle permite acompanhar cada etapa em tempo real, desde o picking até a entrega do produto ao cliente. Pode-se saber precisamente todo o percurso percorrido, a velocidade do veículo em cada etapa, a velocidade média alcançada, os dados completos do motorista e outras informações que ficam registradas no banco de dados.

A prevenção de roubos e extravios

O aumento na quantidade de roubos, sequestros e furtos de cargas estimula as empresas a tomar medidas de segurança para evitar que esses crimes causem danos ainda mais sérios.

O rastreamento de cargas é usado como forma de evitar ou reduzir os prejuízos advindos de roubos, sequestros e extravios.

O rastreamento é aplicado junto a outras estratégias de prevenção. Assim, empresas transportadoras somam garantias, a fim de zelar pela mercadoria postada.

O sistema pode alertar de forma automática quando há uma modificação na rota programada. Consequentemente, ajuda na gestão de recursos, reduzindo a perda de materiais.

O controle maior na entrega dos produtos

O sistema de rastreamento ajuda a reduzir extravios e danos, definindo as responsabilidades de cada parte da equipe em relação à carga. Embora não seja garantia de que evitará esses problemas, assegura a localização do veículo, da carga e dos funcionários com exatidão.

O sistema de rastreamento permite obter informações precisas e ajuda, dessa forma, nos processos de recuperação de carga e de punição dos culpados.

As tecnologias aplicadas para o acompanhamento de carga são muito precisas, com dados oferecidos por satélites e GPS certificados.

O planejamento das rotas ajuda a fiscalizar se o trajeto está sendo realizado de acordo com as normas.

A atualização dos processos

Outras vantagens em manter um bom sistema para rastrear cargas é que essa ferramenta ajuda a reduzir os gastos de uma empresa, já que a automação das tarefas permite a inovação dos processos internos e externos do negócio.

O uso de ferramentas proativas, que enviam alertas e mensagens, bem como a automação, geram uma interação otimizada entre as equipes e o bem-estar entre os funcionários. Não é preciso aprofundar programas de treinamento muito difíceis. O sistema de rastreamento de cargas consegue integrar atividades e otimiza a agenda de desenvolvimento da empresa.

A automação oferece processos mais claros, melhora a rotina dos funcionários e oferece maior segurança à organização.

A conservação e a preservação da frota

Um sistema que rastreie as cargas ajuda a beneficiar a implementação de manutenção dos veículos, pois auxilia a sua fiscalização desde cronogramas administrativos e aplicativos específicos.

Os programas de revisão podem ser gerenciados por sazonalidade ou quantidade de quilômetros percorridos. A substituição de peças, filtros, óleos e os pequenos consertos são realizados conforme o planejamento administrativo, evitando a necessidade de fazer reparos maiores depois que o problema já tiver ocorrido e causado algum dano ao caminhão.

Medidas assim ajudam a diminuir gastos e gerenciar melhor recursos e tempo.

A solução da IS Entrega

A IS Entrega supre as necessidades de qualquer empresa em escala nacional, transportando as mercadorias entre as unidades e os clientes.

Entre os diferenciais da IS Entrega podemos destacar alguns:

  • a cobertura nacional é um dos principais. Desde coletas a entregas, tudo é efetivado com frequência predeterminada em lojas, pontos, escritórios, filiais, com cobertura nacional;
  • a tecnologia é dedicada para oferecer maior controle da operação em todas as etapas do serviço;
  • trata-se de uma solução inteligente, que permite compreender o negócio dos clientes e estruturar a melhor maneira para otimizar o uso dos serviços;
  • finalmente, pode-se falar também sobre a experiência comprovada. São mais de 15 anos de atuação no mercado, atendendo clientes de toda parte e de variados setores;
  • além da coleta e entrega, é possível contar com a gestão logística, administrando toda a movimentação física para que o gestor tenha mais tempo para focar no próprio negócio.

O rastreamento de cargas é uma das medidas preventivas que uma boa empresa deve adotar para melhorar seus processos e operações de transporte, inclusive em relação à segurança.

transporte de malotes em todo brasil

Se está interessado em adquirir a solução da IS Entrega, entre em contato com a empresa e veja como ela pode ajudar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta