Você já conhece a tecnologia RFID? Veja os principais benefícios

4 minutos para ler

Apesar de ter facilitado muito a vida dos lojistas, o uso de código de barras vem, pouco a pouco, se tornando um processo lento e demorado. Já existe no mercado uma inovação capaz de substituir essa prática por uma comunicação de curto alcance mais ágil e igualmente eficaz. Trata-se da tecnologia RFID.

Se você não sabe sobre o que estamos falando, mas quer se inteirar sobre o assunto, fique por aqui. Neste post, você descobrirá o que é a tecnologia RFID, de onde ela surgiu, como funciona, que vantagens pode gerar e se é uma boa opção para sua empresa. Confira!

O que é a tecnologia RFID?

A Radio Frequency Identification (RFID) ou Identificação por Radiofrequência é uma tecnologia emergente e importante que fornece um método de armazenamento de dados usando dispositivos ou tags. Com isso, ela consegue captar dados por meio da frequência de rádio.

Apesar de já ter sido criado há bastante tempo, esse é um recurso que vem ascendendo como uma solução para as empresas, especialmente as que trabalham com estoque de produtos e materiais. Isso porque os sinais emitidos por radiofrequência permitem identificar e rastrear objetos.

A ideia dos identificadores vem desde a Segunda Guerra, quando eram utilizados sistemas de radares que notificavam a aproximação de aviões. Isso foi criado por Sir Robert Alexander Watson-Watt, um físico escocês que, além disso, aperfeiçoou o próprio sistema para distinguir naves amigas das inimigas.

Como funciona?

O sistema com a tecnologia RFID tem, geralmente, uma antena, um transceptor, que comunica o sinal e transfere as informações para um leitor, e um transponder ou etiqueta de rádio frequência, que guarda a informação. Essas etiquetas são fixadas nos objetos, embalagens, animais, pessoas e afins.

Desse modo, a antena emite um sinal do circuito para transmitir informações para o leitor, que converte as ondas de rádio em informações digitais. Só depois elas são lidas pelo computador, capaz de analisar os dados fornecidos.

Sendo assim, essa tecnologia pode ser usada em algumas aplicações médicas ou mesmo veterinárias ou na citada substituição dos códigos de barras para controle de estoque, rastreamento de cargas, identificação biométrica e muito mais.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Alguns benefícios do uso da tecnologia RFID podem servir como base para identificar se ela é indicada ou não para o modelo de negócio da sua empresa. Confira alguns a seguir.

Alta capacidade de armazenamento

A capacidade de leitura e de envio de dados acaba sendo muito ampliada. Com isso, também aumenta o poder de armazenamento de informações, com detecção de dados relevantes e contagens simultâneas, tudo a uma velocidade bastante satisfatória.

Prevenção de roubos ou falsificações

A possibilidade de localizar objetos e itens etiquetados, mesmo em movimento, é outra vantagem que pode acabar prevenindo roubos e, até mesmo, falsificação de mercadorias. Além disso, o sistema permite emitir alertas sempre que houver uma atividade suspeita.

Melhoria no controle de estoques

Com essa tecnologia, muitos processos são otimizados. O tempo de expedição de mercadorias, assim como o de mão-de-obra, reduzem significativamente. O recurso também agrega inteligência ao modo como funcionam os fluxos de trabalho, especialmente aqueles relacionados com o controle de estoques.

Como identificar se esse investimento é para a sua empresa?

É importante entender que a tecnologia RFID veio para otimizar processos. Portanto, se a sua empresa sofre com baixa produtividade, desperdício de tempo e de materiais, erros, excesso de mão de obra e custos elevados em função disso, essa pode ser uma solução.

Além disso, o recurso é altamente indicado para a identificação de bens patrimoniais, logística, centros de distribuição e indústrias.

transporte de malotes em todo brasil

Agora que você já conhece a tecnologia RFID e sabe como ela pode ajudar a sua empresa, que tal continuar aprendendo? Assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta