Tecnologia na logística: 4 ferramentas que você deve utilizar

4 minutos para ler

Com tantas inovações para potencializar o desempenho no cenário empresarial e uma concorrência cada vez mais acirrada, é praticamente impossível um negócio sobreviver no modo analógico, ou seja, à margem da revolução digital. Em vista disso, modernizar todos os setores da sua empresa é uma medida que se impõe e começar a inserir a tecnologia na logística representa um excelente ponto de partida.

Quer saber como colocar essa estratégia em ação? Confira neste post 4 importantes ferramentas que você deve utilizar. Boa leitura!

1. Controle de estoque

A gestão inteligente do estoque consiste em uma das etapas primordiais da cadeia logística. Nesse contexto, é importante lembrar que os itens armazenados representam uma parte do capital de giro da empresa e, se eles não são administrados da forma correta, há o risco comprometer a saúde financeira do negócio.

O caminho para um controle de estoque eficiente está diretamente relacionado com o equilíbrio entre produção e demanda. Hoje, as organizações trabalham com um nível baixo de armazenamento, a fim de evitar perdas, avarias ou que o produto se torne obsoleto.

Diante disso, as tecnologias têm se mostrado verdadeiras aliadas para que os profissionais tenham uma visão panorâmica e precisa dos seus itens em estoque. Os softwares vão contribuir bastante para evitar o excesso ou a indisponibilidade de produtos.

Dentro da gestão de estoque, é indispensável ter um sistema ERP para permitir uma análise contínua dos fluxos de mercadorias. Ademais, também é interessante manter um SRM para otimizar a relação da empresa com seus fornecedores, e o software Just in Time para quem quer trabalhar com níveis mínimos de estoque.

2. Rastreamento de cargas

A produtividade na entrega das mercadorias é um ponto das operações logísticas que vem recebendo cada vez mais a atenção dos gestores — especialmente após os avanços dos sistemas de geolocalização. Com a instalação de dispositivos de GPS (Global Position System) nos veículos, é possível acompanhar o status de um transporte em tempo real.

Assim, o serviço que antes estava totalmente exposto aos imprevistos das estradas, sem a alternativa de obter uma solução rápida, agora podem ser monitorados pelos gestores desde o embarque até a chegada ao seu destinatário final.

Além disso, o recurso pode ser disponibilizado para os clientes, ajudando a fortalecer o seu relacionamento com a marca.

3. Integração de processos

A atividade logística engloba uma série de tarefas que são executadas por diferentes times: separação dos pedidos, documentação legal, bem como todas as atividades até se chegar na parte da entrega, propriamente dita.

Consequentemente, isso gera um grande fluxo de informações que, quando mal administradas, tendem a enfraquecer algum elo e repercutir de maneira negativa nos resultados. Dessa forma, implementar sistemas de integração de processos vem suprir possíveis falhas na comunicação interna, assegurar que tudo ocorra nos mesmos moldes do planejamento estratégico.

Com o auxílio dos softwares, especialmente os ERPs, as informações são compartilhadas com maior transparência e segurança, garantindo que todas as áreas dialoguem com precisão.

4. Controle de malote

No que diz respeito ao controle de malotes, já existem tecnologias próprias para separação e pesagem dos documentos de forma automatizada. Ademais, o sistema considera a melhor rota de retirada e entrega ao destinatário, funcionalidades estas que podem ser feitas com a contratação de parceiros, como a IS Entrega.

Eles oferecem um aplicativo para smartphones permitindo o monitoramento dos malotes em tempo real, a partir do momento em que o motorista faz a leitura do código de barras.

Por todo o exposto, não resta dúvida de que para atingir um crescimento sustentável as empresas devem manter os seus processos bem estruturados. Incorporando tecnologia na logística fica mais fácil elevar os níveis de eficiência e qualidade.

transporte de malotes em todo brasil

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância de contar com recursos tecnológicos nos seus processos logísticos, contate nosso time de consultores e conheça soluções personalizadas para acelerar os resultados do seu negócio.

Posts relacionados

Deixe uma resposta