Transporte terceirizado: 5 vantagens para terceirizar este serviço

7 minutos para ler

A terceirização de serviços já é uma realidade consolidada no Brasil, representando, até 2018, 22% da mão de obra formal no país e com perspectivas altas de crescimento para os anos seguintes. Quando se traz esse cenário para o setor de logística, é muito comum vermos que, cada vez mais, as empresas buscam alternativas mais modernas e eficientes, capazes de aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais, como é o caso do uso de transporte terceirizado. 

Se você busca otimizar suas entregas, coletas e transferências de materiais e insumos, continue a leitura até o final e entenda melhor como essa estratégia de terceirização logística pode ser a solução mais inteligente e econômica para a sua empresa. Podemos começar? 

Na prática, como o transporte terceirizado reflete no negócio? 

Há diversas formas de se implementar a terceirização de transporte em seu negócio. Hoje, dificilmente, uma empresa investirá em uma frota própria, tendo uma gama de opções de transportadoras disponíveis no mercado.

No entanto, mesmo que a demanda não seja grande, isso não significa que terceirizar o serviço seja a tarefa mais fácil. Afinal, para a gestão logística, é fundamental que essa parceria seja estratégica e não meramente operacional, entendeu? Sendo assim, é fundamental que o transporte terceirizado atenda a todas as necessidades de seu negócio, detenha de tecnologias apropriadas, seja especializado e tenha infraestrutura e cobertura suficiente para suas operações. 

Dessa forma, ao buscar uma transportadora, leve em consideração todos os aspectos e fatores que ela poderá proporcionar ao seu negócio, como forma de diferenciação e estratégia! 

Quais as vantagens de se trabalhar com transporte terceirizado? 

Para exemplificar um pouco melhor, nós separamos uma pequena lista com algumas vantagens imbatíveis que a terceirização logística pode proporcionar dentro de sua empresa. Vamos conferir? 

1. Redução de custos 

Contar com uma frota à sua disposição é muito diferente do que ter os veículos propriamente. E isso não se resume apenas ao valor necessário (e alto) de um investimento de compra, mas também se estende para toda a gestão, manutenção, custos operacionais, oficinas, mão de obra, entre outros fatores. 

Além disso, operacionalmente, os custos também podem ser reduzidos com a terceirização. Imagine, por exemplo, ter que gerir uma frota própria para realizar entregas e transferências de insumos entre suas filiais. Só pelo fato de ser quase impossível manter uma programação “redonda” com veículos não dedicados para as atividades, isso pode gerar custos incalculáveis, atrasos, falhas e uma série de outros problemas. 

2. Mais tempo para outras estratégias 

Gestão de frota está longe de ser algo simples e barato. Ao se trabalhar com transporte terceirizado, você repassa toda essa responsabilidade ao parceiro e tem mais tempo e liberdade para se concentrar em outras estratégias mais importantes do negócio. 

Além disso, fica mais fácil e viável encontrar soluções e alinhar melhor as operações, quando se tem a garantia de uma empresa dedicada, exclusivamente, à parte logística. 

3. Profissionalização 

Outra diferença entre investir em uma frota própria e terceirizar a sua logística, é que, no primeiro caso, você garante apenas um investimento na infraestrutura de sua empresa. Já no segundo, você está contratando um serviço especializado e profissional. Consegue ver o diferencial estratégico nisso? 

Ou seja, o transporte terceirizado não entra apenas com uma frota dedicada e devidamente equipada em seu negócio, mas não engloba uma mão de obra capacitada, tecnologias de ponto, assessoria e planejamento gerencial.

4. Tecnologias avançadas 

Outra vantagem imbatível da terceirização logística é o uso de tecnologias modernas e avançadas que, certamente, custariam muito para a sua empresa e, em tempos de logística 4.0, são extremamente fundamentais para a sua atuação no mercado

Imagine, por exemplo, não ter controle de onde está a sua mercadoria, qual a previsão de chegada no destino final, qual o trajeto escolhido pela transportadora, entre outras informações essenciais. Hoje, graças a ferramentas tecnológicas, é possível monitorar cada “passo” da carga, saber previsões mais confiáveis, aumentar a segurança de suas operações, automatizar a comunicação dos envolvidos e muitos outros benefícios. 

Tudo isso a favor de sua operação e já incluso nos serviços de uma transportadora terceirizada. 

5. Organização e planejamento 

Quem trabalha com Supply Chain, deve saber que organização e planejamento são os segredos do sucesso de qualquer operação. Um transporte terceirizado, desde que especializado, pode ser a solução perfeita para o bom funcionamento de sua cadeia de suprimentos, inclusive, até solucionando alguns gargalos e erros comuns. 

Por exemplo, vamos supor que sua empresa precise transferir, todas as terças-feiras um insumo para uma de suas filiais e retornar com as embalagens vazias no dia seguinte para a matriz. A princípio, o que parece ser mais fácil, pode se tornar problemático por diversos motivos, especialmente, quando a transportadora não é especializada. 

Vamos lá! O parceiro vai dedicar frotas apenas para isso? Vai ter estrutura e cobertura suficiente para seguir essa programação? Vai contar com tecnologia adequada para manter esse ciclo contínuo e de forma eficiente? Enfim, são apenas alguns exemplos do que precisa ser levado em consideração na hora de terceirizar sua operação. 

E como a IS Entrega pode ajudar nisso? 

transporte de malotes em todo brasil

Por meio de uma equipe altamente capacitada e especialista, uma frota moderna e totalmente dedicada, tecnologias de ponta e uma infraestrutura diferenciada, a IS Entrega é uma das empresas mais renomadas e reconhecidas pela sua qualidade e comprometimento com seus clientes. 

Com serviços coleta e entrega e uma abrangência a nível nacional, a empresa se compromete, não somente a atender as demandas operacionais de seus parceiros, mas também de servir como apoio estratégico a toda a gestão logística do negócio. 

Por fim, além de toda a tecnologia e infraestrutura oferecida, a IS Entrega se destaca pela sua experiência de mercado e pela proposta de personalização de suas soluções, com serviços flexíveis e adaptáveis a cada tipo de negócio atendido. 

Enfim, essas são as nossas dicas sobre transporte terceirizado e, com toda certeza, reforçamos que essa estratégia não se limita apenas a uma solução operacional. Realizando um bom planejamento e definindo corretamente o parceiro ideal, sua logística, automaticamente, passa a ser algo estratégico para a sua gestão e os benefícios disso são incalculáveis para o negócio. 

Gostou? Quer conhecer um pouco mais sobre nossas soluções e entender como podemos tornar a sua empresa muito mais eficiente? Então, converse com um de nossos especialistas e agende uma apresentação sem compromisso. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta