vantagens de abrir franquia vantagens de abrir franquia

6 vantagens de abrir franquia: por que o modelo é uma ótima oportunidade para empreender

6 minutos para ler

Os desafios de empreender no Brasil são bem conhecidos de quem tem o sonho do negócio próprio. Além da burocracia, é necessário ter capital para o pontapé inicial e para manter as finanças até que a empresa comece a dar resultado. Por outro lado, ser um franqueado pode ser muito mais simples e acessível — e essas são apenas algumas vantagens de abrir franquia.

Investir em um modelo de negócio já existente e consolidado envolve menos riscos, sendo, assim, uma alternativa interessante para empreender. Além disso, o sistema de franquias permite que o empreendedor abra a própria empresa com todo o suporte necessário e já pronto para começar a operar. 

Quer saber mais sobre as vantagens de abrir franquia? Neste artigo vamos explicar como funciona esse modelo e listar os principais benefícios de um investimento desse tipo. Acompanhe!

O que é uma franquia?

O sistema de franquias é um modelo estratégico no qual uma empresa concede, por meio de um contrato, o direito à utilização de sua marca ou patente e à comercialização e distribuição de seus produtos e/ou serviços. O objetivo do franchising, como é conhecida essa estratégia, é expandir a atividade do negócio de forma prática e rápida.

Para isso, a organização dona da marca — chamada de franqueador, vende a licença de uso juntamente com a sua experiência, estrutura e rotinas. Desse modo, o franqueado — pessoa física ou jurídica que adere à rede — pode reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio já bem sucedido.

O franqueado paga, inicialmente, a taxa de franquia. Trata-se de um valor único para adesão, que deve ser pago na assinatura do pré-contrato ou contrato. Nessa taxa também estão incluídos os serviços de orientação para o início das atividades.

Quais são as vantagens de abrir franquia?

Aderir a uma rede de franquias é uma ótima estratégia de mercado para quem deseja empreender já com bases consolidadas. Isso porque produtos e serviços já foram testados e já são reconhecidos pelo público.

Como você deve ter percebido, nessa constatação já reunimos algumas das principais vantagens de abrir franquia. Agora, vamos detalhar essas e conhecer outras! 

1. Baixo investimento inicial

Quem tem o desejo de empreender sabe que montar qualquer negócio exigirá um certo capital. Começar uma empresa do zero requer, geralmente, um investimento inicial elevado, pois absolutamente tudo deverá ser estruturado.

Por essa razão, uma das grandes vantagens de abrir franquia é a possibilidade de ter um negócio sem precisar de uma aplicação inicial tão significativa. Existem no mercado diferentes tipos de franquia, o que torna essa alternativa acessível a diferentes bolsos.

2. Possibilidade de financiamento

Existem uma série de linhas de crédito e financiamento para empreendedores que desejam abrir uma franquia. Atualmente, tanto bancos estatais quanto bancos privados estão  oferecendo essa possibilidade, além do próprio franqueador, que pode oferecer essas condições.

O fato também colabora para fazer com que mais empreendedores possam realizar o sonho de ter um negócio, não somente aqueles que já possuem um alto capital para iniciar.

3. Modelo de negócio comprovado

Uma empresa que decide crescer por meio de franquias é, definitivamente, um negócio que deu certo. Logo, além de investir em um modelo já estruturado, uma das vantagens de abrir franquia é apostar em uma marca que já alcançou o sucesso.

Estamos falando, portanto, de um investimento mais certeiro e com menos riscos do que começar um empreendimento que ainda não foi testado. Afinal, o que o franqueado faz é adquirir o direito de reproduzir uma fórmula já verificada e que já apresenta bons resultados.

4. Pouco esforço para conquistar primeiros clientes

Dependendo do tipo de negócio, atrair os primeiros clientes pode representar um grande desafio para os empreendedores. Para aqueles que optam por abrir uma franquia essa etapa tende a ser bem mais simples, pois a marca já existe e já é conhecida — não foi recém criada.

Em alguns casos, os franqueadores disponibilizam, inclusive, o acesso à carteira de clientes de uma determinada região, ou seja, o empreendedor já começa com a faca e o queijo na mão.

5. Estrutura pronta e acesso a know how e suporte

Outro item da lista de vantagens de abrir franquia diz respeito à facilidade de assumir a gestão de uma empresa que tem uma estrutura pronta. Isso porque o franqueador já tem definidos modelos, processos e estratégias de marketing eficientes. Provavelmente, também já conta tecnologias desenvolvidas especificamente para a sua operação.

Além disso, para que seja mantido o padrão exigido para toda a rede, o franqueado recebe treinamento e suporte para gerenciar a sua unidade da melhor forma possível. Afinal, esse modelo de negócio é baseado na colaboração entre as partes envolvidas.

6. Oportunidade para empreender em um segmento promissor

Por fim, ao falar das vantagens de abrir franquia, não podemos deixar de mencionar que existem empresas buscando franqueados nos mais diversos segmentos. Portanto, essa opção também é uma oportunidade para apostar em algum setor que esteja se mostrando promissor no momento.

Franquia IS Entrega: opção para quem quer empreender no setor de entregas

Por falar em negócios com boas perspectivas, o setor de entregas vem se consolidando como um dos que mais cresce no Brasil — e uma ótima opção para quem deseja empreender.

A IS Entrega, líder no transporte de malotes e pequenos volumes no país, iniciou recentemente um processo de seleção de parceiros locais para abertura de franquias em diversos locais. A empresa está no mercado desde 2003 e o franchising faz parte de um movimento de expansão, cujo objetivo é ampliar a malha logística e a sua presença nacional.

O foco da IS é simplificar o serviço de entregas e, assim, facilitar a conexão física de organizações com suas filiais, pontos, escritórios e clientes. Nesse sentido, a rede de franquias tem o intuito de reduzir o tempo das entregas e melhorar ainda mais a qualidade do serviço.

O franqueado da IS Entrega tem exclusividade na atuação em sua região e conta com clientes desde os primeiros dias do negócio. Além disso, o empreendedor também tem garantidos suporte especializado e indicação de parceiros de confiança para a abertura da unidade.

Você gosta de atender clientes e quer ser dono do seu próprio empreendimento? A IS tem uma taxa de franquia acessível e busca franqueados em cidades de todo o país, incluindo capitais e polos no interior. Clique aqui para saber mais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta