Você sabe o que é cross docking? Conheça as 3 principais vantagens desse sistema

4 minutos para ler

Cuidar do processo de redistribuição e entrega de produtos é essencial para o sucesso do negócio. Especialmente quando é preciso atender a prazos rígidos e fortes exigências, a empresa deve ter um cuidado redobrado. Do ponto de vista logístico, o cross docking surge como uma alternativa para resolver boa parte dos problemas.

Esse sistema é cada vez mais usado em ambientes dinâmicos e que exigem características específicas. Por isso, conhecê-lo o quanto antes é essencial para poder aproveitar todos os seus benefícios.

A seguir, entenda o que é o cross docking e descubra quais são as suas 3 principais vantagens.

Afinal, o que é esse processo?

Esse sistema consiste em um modelo de redistribuição de grande agilidade e que busca simplificar os processos. No cross docking, o fluxo é o seguinte:

  • o cliente faz uma compra por um canal à distância, como pela internet;
  • o produto é despachado da empresa para um centro de distribuição (CD);
  • ele permanece o menor tempo possível no CD, onde é selecionado;
  • após o carregamento, é enviado para o consumidor final.

Então, o grande diferencial da modalidade é evitar que o produto saia diretamente da empresa para o cliente. Em geral, o tempo de permanência no CD é de menos de 24 horas, com 72 sendo o limite usual.

Quais são as 3 vantagens do cross docking?

Como deu para ver, o sistema permite que a logística do empreendimento fique acelerada e sincronizada. Tudo é expedido conforme chegam as informações, o que gera novas possibilidades.

Por causa dessa questão, o cross docking traz alguns benefícios essenciais. A seguir, veja 3 deles e entenda os seus impactos.

1. Redução dos custos de mercadoria no estoque

Justamente por incluir o centro de distribuição no fluxo e por acelerar a etapa, o sistema elimina o armazenamento do empreendimento. Os produtos não ficam parados nas prateleiras, à espera que alguém os compre. A movimentação é muito mais rápida e tudo acontece de acordo com a demanda.

Isso simplifica o processo e diminui a necessidade de investimentos e os custos de manutenção. O CD não pode ser considerado um estoque e, na verdade, funciona apenas como um local de separação de pedidos. Assim, as mercadorias têm um custo agregado menor, o que favorece a lucratividade.

2. Melhor controle de validade

Outro ponto importante é que todos os itens ganham muito giro. Como eles não ficam na prateleira, dependentes do interesse de quem compra, há riscos reduzidos quanto à validade ou à obsolescência.

Para produtos perecíveis, o sistema é especialmente vantajoso, já que a empresa só movimenta o que realmente é comprado. Isso evita desperdícios, diminui a perda de qualidade e melhora a lucratividade.

3. Uso de espaço menor do estoque

Já que o cross docking elimina a necessidade do estoque “normal”, também passa a usar menos espaço. A empresa não precisa contratar grandes galpões e nem compromete uma área que poderia ser útil para outras funções.

Outro aspecto é que há uma redução na necessidade de controle e segurança. Isso simplifica etapas, reduz custos e permite que o empreendimento foque em seu core business.

Como ter os melhores resultados?

Para conseguir colocar esse sistema em prática, é fundamental montar um bom planejamento. Todas as operações têm que ser sincronizadas, justamente para garantir a entrega dentro do prazo e com muita qualidade.

Nesse momento, é essencial contar com bons parceiros. Se você quiser enviar e receber materiais de suas próprias filiais, por exemplo, ou efetuar outras ações de comunicação interna, será bem mais fácil obter os resultados. O empreendimento faz as leituras de código de barras à noite e, no dia seguinte, já leva as malas expressas para o seu destino. Esse dinamismo, acompanhado de tecnologia e experiência, favorece a obtenção de bons resultados.

O cross docking é um sistema de redistribuição muito vantajoso e que permite que o negócio se adapte às novas necessidades. Com o uso correto desse recurso, é possível atingir um desempenho ainda melhor.

transporte de malotes em todo brasil

Gostou de conhecer essa alternativa? Acompanhe a IS Entrega no Instagram, LinkedIn e Facebook e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados

Deixe uma resposta